sexta-feira, 14 de maio de 2010

Serra vê Estado com a marca de Jarbas

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Sérgio Montenegro Filho

Durante a visita de ontem ao Recife, embora tenha falado pouco sobre a pré-candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) a governador, o presidenciável José Serra (PSDB) deixou clara sua disposição de retribuir o apoio recebido do peemedebista. Serra explicou que a amizade com Jarbas data do período da redemocratização do País na década de 80 e procurou sempre avalizar a qualidade de bom administrador do aliado. Ele foi prefeito do Recife por sete anos e governador por mais oito anos. Então, tudo que tem sido feito em Pernambuco nos últimos anos tem a marca de Jarbas, afirmou, pela manhã, durante entrevista à Rádio Jornal, antes de encontrar com o aliado para o almoço.

Em meio aos elogios, Serra confessou ter inveja do Porto Digital criado em 2000, quando Jarbas cumpria o primeiro mandato no governo. Tentamos fazer igual em São Paulo e não conseguimos. É da iniciativa privada, mas o governo teve uma importância muito grande na sua criação, disse.
Ele enumerou ainda como obras que confirmariam os dotes de gestor do aliado peemedebista a duplicação da BR 232, o Porto de Suape e a expansão do metrô do Recife. Também citou a refinaria de petróleo, aproveitando para alfinetar o governador Eduardo Campos (PSB), adversário de Jarbas. A refinaria, inclusive está indo muito devagar.

Pouco depois do programa, porém, em conversa com jornalistas, o presidenciável tucano garantiu que se vencer Dilma Rousseff (PT) candidata do PT apoiada por Eduardo Campos e em Pernambuco o governador renovar o mandato, não haverá descontinuidade no repasse de recursos federais ao Estado. Eu sempre governei sem olhar coloração partidária nem pedir carteirinha. Isso seria prejudicar a população, afirmou.

Em seguida, Serra sinalizou que não considera necessária uma afinação total com Jarbas nas críticas ao governo petista. O tucano já havia deixado claro que não pretende atacar Lula na campanha, ao contrário do peemedebista, considerado um dos maiores opositores do presidente.
E arrematou: Jarbas é um grande homem público, respeitado em todo o País. É um patrimônio de Pernambuco.

Nenhum comentário: