quarta-feira, 19 de maio de 2010

Serra: PT tem 'duas caras' sobre privatizações

DEU EM O GLOBO

Sobre queda nas intenções de voto, ex-governador, de volta ao Nordeste, disse que "pesquisa vai e vem"

Isabela Martin

FORTALEZA. Pela primeira vez caindo nas pesquisas de opinião, o pré-candidato do PSDB a presidente, José Serra, partiu ontem para o ataque e disse que o PT tem duas caras porque faz um discurso contra as privatizações e, na prática, prefeituras do partido também privatizam.

Ele abordou o tema em palestra no grupo O Povo de Comunicação.

Serra fez rápida menção à experiência de São Bernardo (SP), administrado pelo petista Luiz Marinho, e da privatização de um matadouro na prefeitura de Juazeiro do Norte, gerida pelo PT. Depois, em coletiva, negou que estivesse tentando vincular o PT às privatizações.

Não tentei vincular. Apenas mostrei que é relativo o que se fala. Em São Bernardo, o Luiz Marinho aprovou projeto de lei que lhe permite usar organizações sociais em todo o conjunto do sistema de saúde. Foi na direção que o próprio governo do estado (de São Paulo) tem e outras prefeituras do PT têm. No entanto, tem outro discurso, paralelo a esse, que considera que a privatização é isso e aquilo.

Mas o fato é que o PT a pratica.

É um problema de duas caras.

Perguntado por que o PSDB ficou com a imagem de partido que privatiza, interrompeu: Não é essa imagem. É o outro que diz e o pessoal acredita

Lula não vai ser presidente

Serra falou por 58 minutos para empresários e lideranças de partidos aliados, como PPS e DEM. Fez a defesa das privatizações do governo Fernando Henrique e disse que foi o responsável pelo programa de privatização quando ministro de FH.

Nunca condenei o passado.

A intervenção do Estado no Brasil sempre foi eficiente. Mas o mundo tinha mudado.

Em entrevista na rádio Verdes Mares AM, Serra comentou o resultado das últimas pesquisas de intenção de voto, em que foi ultrapassado pela principal adversária, Dilma Rousseff (PT).

Pesquisa vai e vem, vai e volta, é uma fotografia variável.

A campanha mesmo só vai começar depois da Copa. Estive praticamente à frente sempre, agora tem empate. Logo vai desempatar.

A pesquisa que importa é a da urna e do voto.

Na pesquisa CNT Sensus divulgada anteontem, o tucano está tecnicamente empatado com Dilma (35,7% contra 33,2%). No Vox Populi, teve 38% contra 35% da petista. Na sexta visita como pré-candidato ao Nordeste, onde Dilma lidera, o tucano insinuou que Lula não governará no lugar de Dilma caso ela seja eleita.

A partir do ano que vem o Lula não vai ser presidente. O Brasil vai ser entregue a um presidente eleito que as pessoas têm de escolher com vistas a quem pode tocar o Brasil, fazer com que melhore É uma tarefa indeclinável. Quem for eleito presidente vai ter de governar.

Ninguém governa por ele.

Serra prometeu criar o Conselho de Desenvolvimento do Nordeste, para coordenar investimentos na região. E anunciou que criará o Ministério da Segurança e do Deficiente Físico.

Mesmo tendo criticado o inchaço do governo do PT, não disse como enxugará a máquina.

A prefeitura de São Bernardo afirmou, em nota, que não foi aprovado projeto para usar organizações sociais na saúde na administração de Luiz Marinho.

A Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo mantém contrato de gestão com a Fundação ABC, fundação pública de direito privado da qual o município foi instituidor, em 1967, em conjunto com Santo André e São Caetano do Sul. Ao contrário, a rede vinha sendo administrada por meio de convênios com OS (Organizações Sociais) no governo passado e, ao assumir, o atual governo rompeu o contrato.

Nenhum comentário: