segunda-feira, 24 de maio de 2010

Quando voa o Jaburu:: Vagner Gomes de Souza



A sede do América Futebol Clube estava lotada para o Encontro Regional dos partidos oposicionistas que estão se aliando para o Governo do Estado do Rio de Janeiro (PV-PSDB-DEM-PPS) em torno da candidatura de Fernando Gabeira. Uma manhã de domingo para celebrar uma política de aliança democrática como lembrou o Vereador Stepan Nercesian que falou em nome do PPS estadual relembrando a “grande política” do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na luta contra a ditadura militar.

Estavam presentes pré-candidatos as eleições proporcionais dos partidos coligados e uma significativa militância. Uma militância diversificada para além das fronteiras da Zona Sul. A Vereadora Lucinha (PSDB) estava acompanhada de seus simpatizantes que aplaudiram entusiasmados os discursos dos candidatos majoritários. O PV de Niterói e outros municípios do interior se fez representar. A Juventude Verde apresentava uma faixa com um espírito de renovação.

O PPS, na medida do possível, pode mobilizar militantes do PPS de Duque de Caxias, o PPS-Grande Irajá e o Núcleo de Dinamização Partidária “Vereador Barão de Itararé” (Campo Grande e arredor). Pelo DEM, a presença dos Deputados Federais Rodrigo Maia, Solange Amaral e Índio da Costa já demonstravam a adesão dessa legenda.

Os candidatos da chapa majoritária falaram valorizando a unidade política do evento em torno de um programa político. Unidade programática que lembraria o velho MDB (Movimento Democrático Brasileiro) segundo o discurso do pré-candidato a Senador Marcelo Cerqueira (PPS) que destacou a ação do “grupo autêntico” na política nacional como continuadora da política estudantil da UNE presidida por José Serra no ano de 1964. Memória e política democrática é um ponto forte no discurso de Marcelo Cerqueira que ainda fará semear uma bandeira para o futuro.

Por falar em futuro, Fernando Gabeira fez um discurso que parecia um diálogo com aqueles que desejam um futuro melhor para o Estado do Rio de Janeiro. Fez referência a uma ave símbolo do Pantanal: tuiuiú. Essa ave é conhecida popularmente como Jaburu que aparentemente começa a voar desordenadamente, mas ganha beleza e força ao longo do vôo.

Uma bela metáfora para imaginar o futuro. Uma forma de ganhar força ao longo dessa campanha após muitos recuos políticos. Uma boa lembrança para que tenhamos uma melhora na coordenação da campanha oposicionista.


Suplente do Conselho de Ética do PPS-RJ.

Um comentário:

Mayra Cabral disse...

Eu estou apostando nessa coligação como uma alternativa à Dilma e aos petistas... Principalmente no candidato ao Senado, Marcelo Cerqueira, que pelo seu histórico na política parece que vai ser um ótimo representante do povo no Senado!