segunda-feira, 10 de maio de 2010

Jarbas já prepara o lançamento da pré-candidatura

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

A pré-campanha do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) rumo ao Palácio do Campo das Princesas ainda não conta com um coordenador geral, mas desde a última quinta-feira - quando Jarbas verbalizou o “sim” - um grupo de aliados apressou-se em movimentar as articulações.
Compõem a tropa de choque jarbista os deputados federais Bruno Araujo (PSDB), Raul Henry (PMDB) e Raul Jungmann (PPS), a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) e o presidente do DEM-PE, o ex-governador Mendonça Filho. Eles serão responsáveis por, no primeiro momento, organizar o levantamento da situação oposicionista no interior do Estado e viabilizar o evento que marcará o lançamento da pré-candidatura de Jarbas.

A festa, que acontecerá em recinto fechado - provavelmente no Recife -, contará com a presença do pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, o ex-governador de São Paulo José Serra. Satisfeito com a formação de mais um palanque para sua candidatura no Nordeste, o tucano já deixou claro que vem ao Estado em qualquer data escolhida por Jarbas. José Serra, que começou sua pré-campanha em visita a Salvador, quatro dias após lançar sua pré-candidatura, ainda não veio a Pernambuco após o lançamento. Sua última visita ocorreu no Carnaval, quando acompanhou o desfile do bloco Galo da Madrugada. No Nordeste, além da Bahia - onde já esteve duas vezes em 15 dias -, Serra já visitou Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte como pré-candidato. Para evitar constrangimentos, o ex-governador prioriza visitar os Estados onde os seus palanques já estejam definidos.

Na cúpula jarbista, a avaliação majoritária indica que a festa da oposição deve acontecer no próximo dia 21, uma sexta-feira. “Deve ser numa sexta mesmo porque é o melhor dia para mobilizar as pessoas”, afirmou Terezinha Nunes (PSDB). O acerto definitivo sobre a data e o formato do evento serão fechados amanhã ou quarta-feira, em reunião entre Jarbas Vasconcelos e o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, em Brasília. “Estamos animados e dispostos a ajudar. Será uma campanha muito bonita”, afirmou Raul Henry (PMDB).

Além do evento, o grupo que fará o “mutirão pró-Jarbas”, como definiu Henry, está responsável por apresentar ao peemedebista, até o dia 17, a situação dos partidos (DEM, PMDB, PMN, PPS e PSDB) no interior. Em entrevistas a rádios locais, Jarbas afirmou na última sexta que a semana do dia “10 ao dia 17” será dedicada a esforços políticos de análise do cenário nos municípios.
“Todos os municípios têm dois lados”, avaliou o pré-candidato. Ainda nas arrumações do grupo, espera-se que Jarbas anuncie nas próximas semanas Roberto Pandolfi como coordenador logístico da campanha. Também são esperados para participar do “mutirão” oposicionista os deputados federais Bruno Rodrigues (PSDB), Roberto Magalhães (DEM) e o líder da oposição na Assembleia, Augusto Coutinho (DEM). (M.M.N.)

Nenhum comentário: