terça-feira, 25 de maio de 2010

Jarbas já acertou vice com Miriam Lacerda

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Senador peemedebista fez o convite na sexta (21) e a deputada do DEM já aceitou a missão. Dúvida agora só com a segunda vaga das oposições ao Senado. O tucano Bruno Araújo volta a ser cogitado

Manoel Medeiros Neto

A deputada estadual Miriam Lacerda (DEM) foi convidada pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) para se candidatar ao cargo de vice-governador em sua chapa, aceitou a missão e aguarda apenas o senador anunciar a novidade para iniciar as movimentações como pré-candidata. A conversa aconteceu na última sexta-feira (21), no escritório político de Jarbas, o Debate. Desde o encontro, Miriam conversa com suas bases em Caruaru para acertar quem ocupará seu espaço na luta por um mandato na Assembleia Legislativa. O consenso é que a vaga será preenchida pelo seu filho, Antônio Geraldo, o Toninho. Com 25 anos, esta pode ser a estreia dele em disputas eleitorais. Toninho acompanha os pais nas campanhas há anos.

Apesar da costura, Jarbas só anunciará a novidade na festa de pré-lançamento de sua candidatura, sexta-feira (28), no Chevrolet Hall, se a hipótese de acertar quem ocupará a segunda vaga ao Senado – ao lado de Marco Maciel (DEM) – prosperar. Antes favorita, a possibilidade de Raul Jungmann (PPS) – que nega o intuito – concorrer a uma das duas vagas em disputa na Casa Alta perdeu espaço. Hoje, a possibilidade mais provável é que um candidato do PSDB ocupe a vaga. Os tucanos estariam se articulando para isso. Resistente, o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) é a opção dos sonhos. “Se ele se convencer, fechamos na hora”, admitiu um jarbista em reserva.

Esposa do ex-prefeito de Caruaru Tony Gel (2001-2008), Miriam sempre ressaltou ser uma política de projeto. Segunda parlamentar mais votada no pleito de 2006, quando estreou como candidata, a democrata obteve 67.380 votos. Em conversas com aliados, tem dito que o projeto de acompanhar Jarbas será positivo para sua carreira. Ela está preocupada, porém, com a manutenção do espaço político, por acreditar que o mandato é a maneira mais eficiente de atuar em prol do eleitorado e preparar o terreno para disputar a Prefeitura de Caruaru em 2012. A candidatura de Toninho à Assembleia e de Tony Gel à Câmara solucionariam a questão.

Sobre a possibilidade de a Justiça exigir que o PSDB indique o candidato a vice para que Jarbas possa vincular seu projeto ao do presidenciável Serra, a cúpula da campanha chegou à conclusão de que o entendimento é que a participação do PSDB na coligação já faria a vincularia. Mesmo assim, em entrevista ontem à Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira, Jarbas disse que “se não puder falar no nome de Serra” a campanha será feita, apesar das dificuldades.

Nenhum comentário: