segunda-feira, 3 de maio de 2010

Governo reage e oposição faz coro com FH

DEU EM O GLOBO

ELEIÇÕES 2010: Em artigo, ex-presidente diz que petistas usufruem das conquistas tucanas e não dão crédito

Segundo o ministro Alexandre Padilha, tucanos ainda não digeriram o bom desempenho de Lula: "É difícil ver o sucesso"

Luiza Damé e Geralda Doca

BRASÍLIA. As críticas ao governo Lula, feitas em artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, publicado ontem no GLOBO, acenderam a discussão entre oposição e governo. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o artigo - no qual FH acusa a administração petista de usufruir de conquistas da gestão tucana - demonstra que a oposição ainda não digeriu o bom desempenho do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Padilha, depois de criticar ações do governo, como a ampliação do Bolsa Família e a vinculação do aumento do salário mínimo à variação do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país), agora a oposição reconhece essas medidas.

- É muito difícil para o Fernando Henrique, que é convencido de que seu governo foi muito bom, ver o governo Lula fazendo sucesso - disse Padilha.

Os aliados fizeram coro com FH, para quem o PT surfa no capitalismo implementado por ele no país, a despeito das críticas esbravejadas no passado.

- Eles (Lula e o PT) estão há oito anos e nada mudaram. Tentaram devolver para a estrutura política as agências reguladoras, que são estruturas de Estado. Fazem o discurso do Estado que trabalha para a sociedade e pregam em nós a pecha de Estado mínimo - afirmou o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), disse que o texto de Fernando Henrique deveria ser intitulado "a farsa do PT passada a limpo":

- O PT usufruiu de um modelo que ele mesmo renega. Com argumentos de qualidade e fatos recentes, o artigo de Fernando Henrique deixa o PT nu. Eles também são privatizadores, porque se aproveitaram dos resultados das privatizações.

Para o economista da USP Joaquim Elói Cirne de Toledo, as diferenças entre os dois últimos governos são muito maiores no discurso do que na prática. Ele destacou que as partes vão trocando de posição de acordo com a conveniência do momento. Por exemplo, lembrou, o PT foi contra as privatizações, mas fez o mesmo com as rodovias.

Nenhum comentário: