sexta-feira, 14 de maio de 2010

Elogios de Serra a Lula abrem foco para Jarbas

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Expectativa é saber como o peemedebista o anti-Lula do Senado vai se comportar na campanha em relação ao presidente da República. Ontem, Jarbas foi irônico ao comentar declaração de Serra

Sheila Borges

Não vai ser fácil para o presidenciável do PSDB, José Serra, controlar o tom crítico do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), pré-candidato a governador de Pernambuco, contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o transformou no senador anti-Lula. Apesar de reconhecer a importância do apoio de Jarbas, Serra sabe que, em função dos altos índices de popularidade de Lula como indicam as pesquisas , a estratégia não é atacar o petista, mas a sua candidata a presidente, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT). O peemedebista até concorda com a linha do discurso de Serra, ontem, mas está, visivelmente, dividido. Jarbas foi irônico quando comentou a declaração do tucano sobre Lula no programa de Geraldo Freire, da Rádio Jornal. Serra falou que não iria comparar Lula a nada por considerar que o presidente está acima do bem e do mal.

O tom usado pelo peemedebista foi duro. Nas declarações, na relação dele com o Congresso, na conduta, Lula não quer ficar só acima do bem e do mal. De tão empolgado, daqui a pouco, fica acima de Deus, afirmou, frisando que não estava sendo irônico. Muito à vontade, foi mais além. Disse que não vai mudar o tratamento, já que foi eleito para fazer oposição. Se Lula fizer qualquer coisa, fizer imposições ao Senado que eu não aceite, tranquilamente vou falar, vou à tribuna fazer o meu discurso. Terei a mesma posição, garantiu.

Admitiu, contudo, que o desejo do presidente é exatamente esse que a oposição entre em confronto direto com ele e esqueça Dilma, deixando-a livre para apresentar propostas e enaltecer as ações do governo. A alternativa então, segundo o próprio Jarbas, é bater na gestão do PT. Não teremos necessidade de criticar Lula, não é ele o candidato. Vou, contudo, continuar criticando o que acho de errado no governo. De acordo com Jarbas, é essa a postura que precisa ser adotada. Até porque, para o senador, Lula não vai eleger Dilma na base do andor. Para mim, não vai transferir voto na proporção e no volume que provoque a derrota de Serra.

Mas se for para falar de quem está por trás de cada um, Jarbas considera que o presidenciável do PSDB leva vantagem. Na comparação, estamos melhor. Ela tem Lula. A gente tem Fernando Henrique Cardoso. Dilma também tem Collor e Sarney, falou, referindo-se aos ex-presidentes que têm imagens desgastadas. O presidente nacional do PSDB, o senador Sérgio Guerra, não acredita que Jarbas provoque polêmicas. Está alinhado conosco. Jarbas não vai enfrentar Lula, mas Eduardo (o atual governador que é candidato à reeleição). Lula virou uma entidade. Podemos gostar ou não. É um fato. Lula tem a aprovação do povo.

Jarbas confirmou que Serra volta ao Recife no dia 28 de maio para o lançamento festivo de sua candidatura a governador. E prometeu fazer o possível para, na ocasião, apresentar a chapa majoritária completa.

Nenhum comentário: