segunda-feira, 24 de maio de 2010

Eleger deputado em SP demanda mais de 300 mil votos

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Partidos e coligações precisam de 11 mil votos a mais que em 2006 para colocar um candidato do Estado no Legislativo federal

Andreza Matais

BRASÍLIA - Partidos ou coligações terão de romper a barreira dos 300 mil votos para eleger neste ano ao menos um deputado federal em São Paulo, 11 mil a mais que em 2006.

O cenário no Estado, que tem 41 milhões de habitantes e 70 cadeiras na Câmara, mostra que a disputa por um mandato se torna mais difícil, já que não houve redefinição do número de vagas destinadas a cada Estado pelo Congresso e pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Na eleição federal de 2006, a soma dos votos válidos dividida pelo número de vagas resultou no quociente de 296.987 votos em São Paulo.

Agora, deve chegar a 308.070, mantida a taxa de votos brancos, nulos e abstenção da eleição passada, considerando o eleitorado de março deste ano.

Ou seja, as coligações ou os partidos precisam ter essa quantidade de votos para eleger ao menos um candidato em São Paulo e participar da distribuição da sobra de vagas. Em Minas Gerais, o quociente estimado é de 186.687; no Rio, 178.923.

É por conta desse quociente que nem sempre quem se elege é quem alcança mais votos na disputa para a Câmara dos Deputados.

Um candidato, mesmo sendo o mais votado, poderá não conquistar vaga se o seu partido não alcançar o número mínimo de votos.

PT e PSDB, em São Paulo, estimam que será eleito quem tiver, em média, 120 mil votos. O PT fará aliança com PC do B, PRB e PT do B e espera eleger 20 deputados federais, 16 do partido.

Os tucanos, que se aliaram ao DEM e ao PPS na chapa proporcional, avaliam que sua bancada deve ir de 17 deputados para 19.

Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou emenda constitucional que transforma a eleição de deputado federal e vereador em majoritária, na qual se elege quem tiver mais votos.

O objetivo é justamente acabar com o chamado "efeito Enéas", o ex-deputado do Prona (morto em 2007) que teve 1.573.642 votos na disputa de 2002, o que ajudou a eleger a eleger outros quatro deputados, um deles com apenas 382 votos.

Nenhum comentário: