segunda-feira, 19 de abril de 2010

União de Serra e Aécio será testada em Minas



DEU EM O GLOBO

Pré-candidato tenta consolidar sua campanha hoje no estado e quebrar o gelo em relação ao ex-governador mineiro

Gustavo Paul *

BRASÍLIA. Nem Anastadilma, nem Dilmasia. O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, desembarca hoje em Belo Horizonte para carimbar a chapa Serrasia ou Anastaserra, numa alusão à união de sua campanha à do candidato tucano ao governo mineiro, Antonio Anastasia. Nos ombros do ex-governador Aécio Neves, Serra deverá se encontrar hoje na capital mineira com cerca de 300 prefeitos e lideranças políticas de Minas, num evento que já mudou de lugar três vezes, pois a expectativa de publico só vem aumentando.

Essa “festa de arromba”, como preveem os tucanos, será a primeira ação concreta de Aécio na campanha de Serra. Segundo estrategistas do partido, o evento é politicamente significativo para consolidar a campanha do tucano em Minas e quebrar de vez o gelo em relação à candidatura, que desbancou as pretensões do ex-governador Aécio Neves de tentar agora uma vaga no Palácio do Planalto.

— O objetivo é deixar claro o total empenho de Aécio e de Minas em prol da pré-candidatura de Serra — disse o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Líderes locais ajudarão a disseminar a candidatura Por isso, estarão presentes prefeitos e políticos de todo estado.

Segundo o secretario-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), as lideranças regionais vão disseminar a campanha, num efeito multiplicador: — É um evento que terá um importante caráter simbólico.

Não precisa ser grandioso, mas será de grande importância.

O roteiro de Serra inclui almoço com empresários na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), entrevistas e participação no evento “Minas é Serra e Anastasia”. No encontro, lideranças, prefeitos e deputados do PSDB, DEM, PPS, PTB e PP vão discutir com o pré-candidato reivindicações regionais a serem incorporadas ao plano de governo tucano. Em pauta estarão, por exemplo, obras rodoviárias e a ampliação do metrô da capital. Essas reivindicações devem ser incorporadas, também, aos discursos de Serra.

— São obras estruturais que deixaram de ser feitas pelo governo federal — afirmou o presidente do PSDB mineiro, deputado federal Narcio Rodrigues.

Campanha buscará o apoio de Itamar Franco Itamar Franco, peça simbólica para a campanha, estará em Belo Horizonte, mas não vai se encontrar com o tucano. O encontro entre ele e Serra deve ocorrer nas próximas semanas.

— Ainda não há nada marcado, mas é claro que eles vão se encontrar — disse Henrique Hargreaves, assessor de Itamar.

O apoio do ex-presidente é emblemático. Ex-presidente, ex-governador e eleitor importante em Minas, Itamar vem sendo cortejado, num trabalho delicado de aproximação. Uma das preocupações é evitar que o ex-presidente passe a rejeitar Serra, como fez no passado com Fernando Henrique Cardoso, causando problemas para a coligação e para a campanha. O encontro entre Itamar e o tucano seria também um pretexto para o candidato voltar a Minas, calcanhar de Aquiles da pré=candidata Dilma Rousseff, do PT, e segundo maior colégio eleitoral do país.

Nenhum comentário: