segunda-feira, 19 de abril de 2010

Um dilema sem sentido:: Moacyr Góes



DEU EM O DIA

Coligação é válida e quem a integra deve pensar no objetivo principal

Rio - Um dos problemas da política é que nem sempre, ou quase nunca, motivações são claras e assumidas. No Rio de Janeiro acontece algo que beira o amadorismo político ou a interesses pessoais. As forças políticas ou coligações partidárias com chance de vitória são as comandadas pelo PMDB, do Cabral, do PR, do Garotinho e do PV, do Gabeira.

As duas primeiras são oriundas da mesma fonte e até pouco tempo estavam abraçadas — até que a traição as separou. A terceira se constituiu em torno do deputado Gabeira, em função da campanha para prefeito e aquilo que representou de novidade e das questões nacionais.

Sua candidatura vocaliza a coligação que sustenta José Serra, mesmo que o PV venha de Marina. Gabeira constituiu-se na mais viável, talvez única, possibilidade de vitória daqueles que não estão embaixo do guarda-chuva de Dilma/Cabral/Garotinho e tudo o que isso representa.

Estaria tudo no lugar, se apenas a lógica e os interesses da população determinassem as ações. Munidos da idealização da pureza e da incapacidade de conviver com as diferenças, “aliados” trouxeram para a centralidade aquilo que é periférico.

É preciso ter coragem e afirmar que coligação é reunião de diferentes por objetivo comum. Caso contrário, não haveria necessidade de coligar. É bom abrir o olho e deixar de besteira, como dizia meu pai.

Além do mais, o voto do cidadão não é vinculado. Vota-se em quem quiser. O que não tem cabimento é namorar a moça e ter vergonha de levá-la para jantar. É a atração pela situação do derrotado feliz, aquele que se nutre de sua pureza sem se dar conta de que abdicou de viver a vida como problema.

Para não deixar dúvidas: meu voto até agora é em José Serra, do PSDB, Gabeira, do PV, e César Maia, do DEM. Os outros ainda não decidi. Estou ligado e coligado!

Moacyr Góes é diretor de teatro e cineasta

Um comentário:

Anônimo disse...

O que dizer da coligação do Roberto Jefferson do PTB com o Serra