segunda-feira, 26 de abril de 2010

Site de petista se explica sobre foto de Norma Bengell

DEU EM O GLOBO

Imagem da atriz aparece em seção que conta vida de Dilma Rousseff

André Miranda

Uma foto da atriz Norma Bengell no site da pré-candidata Dilma Rousseff causou constrangimento neste fim de semana, no site oficial da candidata do PT à Presidência.

Na imagem, Norma, de cabelos curtos e expressão decidida, surge à frente de um cartaz com os dizeres “Contra a censura pela cultura”, entre duas outras fotos, numa seção intitulada “Minha vida”, com a biografia de Dilma. A primeira foto, à esquerda, mostra Dilma ainda criança, enquanto a última, à direita, apresenta a candidata numa foto recente. No sábado, ao se passar o mouse do computador pela imagem, uma mensagem aparecia no monitor: “Conheça Dilma”. Ontem, responsáveis pelo site mudaram a legenda das três fotos para “Dilma criança, manifestantes nos anos 60 e Dilma já ministra”.

Em nota divulgada ontem, o site “Dilma na web”, lançado no último dia 19, diz que “lamenta profundamente a interpretação equivocada da foto que traz a atriz Norma Bengell participando de uma passeata contra a ditadura.

Jamais houve a intenção de confundir a sua imagem com a de Dilma, o que seria estapafúrdio, ainda mais se tratando de uma figura pública”.

No site da campanha, não há qualquer identificação da origem da imagem. A foto original, tirada em 1968, pode ser facilmente encontrada na internet.

Nela, além de Norma, aparecem as atrizes Tônia Carrero, Eva Wilma, Odete Lara e Ruth Escobar e o crítico de arte Mário Pedrosa, entre outros. Todos estavam numa passeata, no Rio, pedindo o fim do controle sobre a produção cultural no país.

A nota afirma que o site usa outras fotos de passeatas contra a ditadura: “Dilma participou de todas essas lutas. Elas fazem parte de sua vida e da vida de milhões de brasileiros.

Lamentamos eventuais mal-entendidos que possam ter ocorrido e tomaremos providências para evitá-los”. No blog, a descrição da trajetória de Dilma nos anos 1970 utiliza o mesmo cartaz da foto da capa do site (“Contra a censura pela cultura”), mas numa montagem com outra passeata.

Nenhum comentário: