quarta-feira, 7 de abril de 2010

Serra vai se apresentar como moderado

DEU NO VALOR ECONÔMICO

Raquel Ulhôa, de Brasília

Um pré-candidato à Presidência politicamente moderado, com experiência administrativa e propostas para o futuro é como o ex-governador José Serra (PSDB) vai se apresentar no sábado, em evento em Brasília dos três partidos que o apoiam (PSDB, DEM e PPS).

No primeiro evento em que apresentará propostas para o futuro, Serra deve explicitar as diferenças entre sua candidatura e a da ex-ministra Dilma Rousseff, do PT, considerada "tecnicamente fraca e inconsistente" pela oposição. Ao contrário do que disse a pré-candidata governista em discurso na segunda-feira, Serra não se apresentará como o "anti-Lula".

Além do pré-candidato e dos presidentes dos três partidos, também falarão no evento o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, como presidente de honra do PSDB, e o ex-governador Aécio Neves (MG), em nome dos governadores. Um vídeo com a história pessoal e política de Serra será exibido. Mostrará a infância humilde, mas dará ênfase à trajetória como homem público.

Mais de 2 mil pessoas são aguardadas. Pelo menos um representante de cada palanque estadual vai comparecer. "Queremos dar uma demonstração de unidade e do nosso tamanho nessa eleição", disse o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). "Queremos mostrar qual é nosso time para disputar a eleição no país todo. Nosso time estará presente", completou.

Como explica Guerra, Serra evitou manifestar-se sobre questões eleitorais enquanto estava no cargo e agora terá chance de apresentar seu ponto de vista. O evento partidário será a oportunidade para ele falar sobre "o que fez, faz e fará pelo Brasil". De acordo com o dirigente tucano, a ideia é fugir do cenário habitual de eventos partidários como esse, "nos quais o barulho é grande e as pessoas prestam pouca atenção".

O formato da organização do evento em Brasília deverá ser submetido a FHC e lideranças de partidos aliados. Um dos objetivos é evitar militância profissional. O foco será o discurso de Serra, voltado para o futuro. A oposição pretende que seja um diferencial em relação a Dilma, que faz discurso baseado nas conquistas do governo Lula. O tom mais agressivo que a ex-ministra adotou em evento do PR, em Brasília, no qual chamou os oposicionistas de "lobos em pele de cordeiro", foi comemorado pelos aliados de Serra.

"Foi um discurso ótimo para nós. Quanto mais brava ela ficar, melhor", disse Guerra.

Nenhum comentário: