sexta-feira, 9 de abril de 2010

Serra vai mirar em Dilma, e não em Lula

DEU EM O GLOBO

PSDB aposta que pré-candidata petista, com inexperiência em campanha, se indisponha com aliados

Tucanos querem evitar polarização com presidente amanhã, no lançamento da pré-candidatura do ex-governador

Adriana Vasconcelos

BRASÍLIA. O PSDB pretende evitar qualquer polarização com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na festa de amanhã, quando será lançada a pré-candidatura à Presidência do ex-governador José Serra. A orientação do futuro coordenador de marketing e comunicação da campanha tucana, Luiz González - que atuou na campanha de Geraldo Alckmin, em 2006 - é que os oradores não se confrontem abertamente com Lula, na cerimônia. O alvo principal deverá ser a adversária de Serra na disputa: a ex-ministra Dilma Rousseff.

Em almoço ontem com o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), para fechar os detalhes da festa tucana, González também começou a acertar a organização da assessoria de imprensa que dará suporte à candidatura de Serra.

Guerra: "Não vamos ter o mesmo dinheiro que o PT"

Também foi discutido o modelo de organização da campanha nas ruas e na internet. Os nomes dessa equipe ainda não foram definidos; mas é certo que será um número mais modesto do que o esquema organizado pelo PT para a campanha de Dilma.

- Eles (Dilma e o PT) contrataram outro ministério. Nós vamos contratar bons assessores - alfinetou Guerra. - Não vamos ter o mesmo dinheiro de que o PT vai dispor para a campanha.

Disposta a expor a fragilidade da candidata escolhida pelo presidente Lula, a oposição planeja partir para o ataque, depois de passar os últimos dias reagindo à artilharia pesada da ex-ministra. Serra e seus aliados apostam que Dilma só precisa de um "empurrãozinho" para cometer novos erros em sua pré-campanha.

A avaliação dos tucanos é que a atuação da petista, em sua primeira semana longe do governo, foi desastrosa. Espera-se que Dilma, com sua falta de experiência política, se indisponha com seus aliados, como ocorreu anteontem, quando ela admitiu uma dobradinha com os tucanos em Minas.
- A Dilma se saiu muito mal nesta primeira semana. Adotou uma estratégica totalmente equivocada e agressiva. Espero que ela continue assim pelos próximos 30 dias - disse o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), um dos oradores de amanhã.

- As aparições públicas de Dilma vão de mal a pior. Aquilo que já sabíamos começa a aparecer para o público: trata-se de uma pessoa agressiva na hora de falar e questionar - disse o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

Serra deverá desembarcar hoje à noite em Brasília. A previsão é que ele só chegue à cerimônia de lançamento de sua candidatura por volta do meio-dia de sábado, quando os principais oradores já terão discursado. Será exibido, então, um vídeo de seis a sete minutos sobre a trajetória política de Serra.

Na próxima semana, Serra deverá definir sua agenda de viagens em conjunto com os três partidos de sua aliança (PSDB, DEM e PPS). Ele tem mais de cem convites.

Nenhum comentário: