terça-feira, 13 de abril de 2010

Serra atende Aécio e vai começar sua pré-campanha por Minas

DEU EM O GLOBO

Ex-governador deve ir ainda à Bahia; agenda será fechada com aliados

Adriana Vasconcelos

BRASÍLIA. Numa conversa por telefone, o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, acertou ontem com o ex-governador mineiro Aécio Neves sua primeira agenda de pré-campanha.

Serra aceitou convite de Aécio para que visite Belo Horizonte no dia 19. A ideia de Aécio é promover um encontro de Serra com empresários na Federação das Indústrias de Minas Gerais, e outra reunião com prefeitos mineiros que apresentariam a agenda do estado para o candidato tucano.

O mais importante, porém, seria a mensagem simbólica do encontro dos dois, reforçando o engajamento de Aécio na campanha de Serra.

Para viabilizar isso, Aécio adiou pela segunda vez sua viagem de descanso que planeja fazer desde que se desincompatibilizou do cargo de governador, no último dia 30.

A agenda com Aécio está certa confirmou ontem o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

O cronograma de viagens para o primeiro mês de pré-campanha de Serra deverá começar a ser fechado hoje entre PSDB, DEM e PPS. O DEM da Bahia, por exemplo, defende que Serra comece seu giro pelo Nordeste pelo município baiano de Feira de Santana, dia 22 de abril.

Paralelamente a isso, Serra deverá traçar uma estratégia para resolver alguns problemas de palanques estaduais. A expectativa é que o candidato tucano se reúna nos próximos dias com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), para acertar o lançamento de sua candidatura ao governo de Pernambuco, onde a oposição continua sem palanque.

Também é aguardado um gesto público de Serra para resolver o impasse no Rio, diante da resistência do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) a incluir o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) candidato ao Senado em sua chapa para governador.

A cúpula do DEM resiste à alternativa discutida na semana passada, pela qual o PV só formalizaria a aliança estadual com o PSDB, e Cesar Maia faria uma campanha independente para o Senado, apoiando Serra para presidente.

Uma meia aliança não interessa a ninguém reagiu o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

Nenhum comentário: