segunda-feira, 26 de abril de 2010

Reflexão do dia – Fernando Henrique Cardoso


Bom, essa sociedade nova – e ao dizer “nova” não digo boa – é fragmentada e vai ser crescentemente mais fragmentada. Se pensarmos a política à moda antiga, a resposta e: sim, vai haver o desinteresse da política. Mas a política é outra coisa hoje nessa sociedade fragmentada: são grupos que são issue oriented, são grupos orientados para questões. E politiza, não é? Não politiza no sentido anterior nosso, que atendia à globalidade, a uma ideia totalizante.

Desde o século XIX, a aspiração máxima da esquerda o que era? Um partido que representasse uma classe que ia ser capaz de universalizar-se. Isso não há mais, o que não quer dizer que não haja política, o que não quer dizer que haja desinteresse ou apatia. Há apatia, talvez, visto desse ângulo. É que as nossas cabeças foram feitas com outros modelos, para outras sociedades, e nós julgamos o novo pelo velho.

Creio que novas reivindicações globais vão existir. Por exemplo, nunca se imaginou que meio ambiente mobilizasse o mundo. E hoje mobiliza o mundo.


Fernando Henrique Cardoso, na entrevista em 2000, publicada no livro Relembrando o que escrevi, pag. 113 – Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2010

Nenhum comentário: