terça-feira, 6 de abril de 2010

PSDB reage e diz que Dilma faz 'terrorismo'

DEU EM O GLOBO

Para Guerra, debate ético proposto pela petista é "fraude" e PT tem de explicar dinheiro de aloprados

"Quem tem que explicar apagão é ela, afinal, o Serra nunca foi ministro de Minas e Energia", diz líder tucano


Adriana Vasconcelos e Flávio Freire

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O PSDB reagiu ontem às críticas feitas pela presidenciável petista, Dilma Rousseff, classificando seu discurso de "descompensado e terrorista". Para o presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE), o tom mais agressivo dos ataques da ex-ministra à oposição seria um reflexo da retomada da trajetória de crescimento da candidatura do tucano José Serra, identificada pela última pesquisa do Datafolha e outras internas encomendadas pela cúpula tucana. Guerra destacou que no Rio Grande do Sul, por exemplo, Serra já teria aberto uma vantagem de mais de 20 pontos em relação à adversária petista.

- Uma pessoa não sai para o confronto aberto se não tiver necessidade de fazer isso. Acredito que a ex-ministra começou a perceber algumas complicações eleitorais que já identificamos em pesquisas internas indicando que ela está perdendo intenções de voto. Por isso esse discurso descompensado e terrorista - atacou Sérgio Guerra.

Na avaliação de Guerra, a ex-ministra começa mal sua pré-campanha e deixa transparecer seu temperamento agressivo:

- Não faz bem subestimar adversários e muito menos ameaçá-los. Neste seu primeiro ensaio de pré-campanha, começa a explicitar uma agressividade que já havíamos identificado nela.

Sobre declaração da ex-ministra, em entrevista ao jornal "O Estado de S.Paulo", na qual disse estar pronta para o debate ético com a oposição, o senador tucano propôs que ela comece explicando onde foi parar a montanha de dinheiro usada pelos "aloprados" do PT na campanha de 2006.

- Esse debate ético que a ex-ministra propõe é uma fraude. Afinal, foi o atual governo que inviabilizou o instituto das CPIs no Congresso e é o mesmo que ignora sistematicamente os alertas do Tribunal de Contas da União sobre obras superfaturadas patrocinadas pelo PAC. Continuamos esperando ainda uma explicação sobre o destino dos aloprados do PT - cobrou Guerra, que questionou ainda o comportamento do tesoureiro do PT, João Vaccari Netto, sob suspeita de ter participado do desvio de quase R$100 milhões da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo) para campanhas petistas.

- O cheque do aluguel da casa que a ex-ministra está morando foi assinado pelo Vaccari. Isso por si só já é uma condenação. Esse é o carimbo ético ao qual ela se refere? - provocou Guerra.

Por enquanto, Serra não pretende entrar nesse bate-boca. De acordo com o presidente nacional do PSDB, o ex-governador e pré-candidato tucano à sucessão presidencial vai aproveitar os próximos dias para elaborar o discurso que fará no próximo sábado, no lançamento de sua candidatura. A previsão é a de que Serra chegue a Brasília na sexta-feira à noite.

Para o dirigente, o discurso de Dilma vai na contramão também em relação à conduta do PT no Congresso.

- Uma das coisas fundamentais na CPI das ONGs, por exemplo, é a quebra do sigilo bancário, mas os petistas, para proteger os apadrinhados, alegam que ninguém vai ter os sigilos fiscal e bancário quebrados sem que haja provas contra as pessoas. Ora, a quebra sempre foi um elemento central das investigações, sempre pedida pelo próprio PT, mas agora eles tentam abafar o trabalho - disse ele, que prepara encontros do pré-candidato com lideranças regionais em diferentes pontos do país, a partir da próxima semana, depois do lançamento oficial do tucano pelo partido.

Na entrevista, Dilma ironizou o trabalho de Serra à frente do Ministério do Planejamento, insinuando que o tucano "planejou" apenas o apagão. Guerra saiu em defesa do ex-governador.

- Quem tem que explicar apagão é ela, afinal, o Serra nunca foi ministro de Minas e Energia - ironizou ele, para quem Dilma não objetiva o embate, "apenas tenta mostrar que tem garganta".

Um dos homens mais próximos de Serra, o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, evitou polêmica, mas ironizou.

- Não li e nem vou ler a entrevista dela. Não tenho o menor interesse - disse ele.

Nenhum comentário: