quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pré-candidatos reunidos na festa da Inconfidência

DEU NO ESTADO DE MINAS

21 DE ABRIL

Ezequiel Fagundes

As celebrações do centenário do ex-presidente Tancredo Neves atingem o ápice hoje, em Ouro Preto, onde será aberta a cerimônia do 21 de Abril, na Praça Tiradentes, palco da entrega da Medalha da Inconfidência a 280 pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. A solenidade, depois de sete anos e três meses de governo Aécio Neves (PSDB), será presidida pelo atual governador de Minas, Antonio Augusto Anastasia, pré-candidato à reeleição na eleição de outubro. Em Belo Horizonte, funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) limparam ontem a estátua do mártir da Inconfidência, localizada na Praça Tiradentes, no cruzamento das avenidas Brasil e Afonso Pena.

No palco, também estarão o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), nome cotado para compor a vaga de vice, e o ex-presidente Itamar Franco (PPS), que ainda estuda concorrer ao Senado na chapa encabeçada por Anastasia. Pela primeira vez, Anastasia, Alberto e Itamar participarão de um grande evento público juntos. O ex-governador Aécio, pré-candidado ao Senado, é presença garantida no evento político-cultural.

A expectativa é de que a cerimônia de hoje seja discreta e rápida. Entre os agraciados, artistas, políticos, empresários e personalidades do mundo jurídico, entre eles 12 integrantes do Ministério Público, incluindo a subprocuradora-geral da República, Cláudia Sampaio Marques. Na lista de juristas, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Eduardo Augusto Lobato e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), José Antonino Baia Borges. A oradora oficial será a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Antes da entrega das medalhas, o evento será aberto pelo ator mineiro Mauro Mendonça, que vai recitar trechos do poema Cancioneiro da Inconfidência, uma das principais obras da poetisa Cecília Meireles. Entre os homenageados, está o padre Fábio Melo, o fotógrafo Sebastião Salgado, o governador de São Paulo, Alberto Goldman, o músico Dorival Caymmi (Medalha de Honra), além de deputados federais, estaduais e vereadores.

Nenhum comentário: