quinta-feira, 22 de abril de 2010

Petista defende PAC; tucano ataca MST


DEU EM O GLOBO

Flávio Freire e Tatiana Farah

Dilma fala de tortura e Serra diz que Aécio o ajudará como candidato ao Senado

SÃO PAULO. Dias depois de o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), dizer que o PAC é uma lista de obras inacabadas, sua adversária na corrida à Presidência, Dilma Rousseff (PT), rebateu os ataques com ironia. Entrevistada por uma hora e meia no programa “Brasil Urgente”, da TV Bandeirantes, disse que algumas obras inauguradas por Serra antes de deixar o governo foram entregues à população com dinheiro do PAC.

— Fizemos parcerias com o governo de São Paulo nas obras do Rodoanel, nas favelas de Heliópolis e Paraisópolis e nas represas Billings e Guarapiranga.

Essas parcerias são do PAC, então como o PAC não existe? — disse ela, que, em seguida, descartou a ideia de que é uma mulher brava e Serra, bonzinho.

— Nem sou tão brava como se diz nem ninguém é tão bonzinho como parece .

Evitando confronto pessoal, Dilma preferiu a diplomacia: — Eu e o Serra temos uma trajetória de respeito. A diferença é que ele representa um projeto e eu, outro.

Nervosa, falou da época em que foi torturada pela ditadura, no início dos anos 70. Lembrou que foi vítima de sessões de choque e pau de arara. Mas afirmou que olha para a frente.

— Ter mágoa é se amargurar.

Não tenho ressentimento.

Serra deu entrevista ao telejornal do SBT. Fez críticas ao MST e disse que a organização é alimentada pelo dinheiro público.

Questionado sobre como agiria com invasões de terra caso fosse eleito, o tucano afirmou que esse era assunto do Poder Judiciário. E seguiu: — O MST vive de dinheiro governamental.

Eu acho que a reforma agrária para o MST hoje é um pretexto. Trata-se de um movimento político, com finalidades políticas. Usam a reforma agrária como pretexto.

O ex-governador disse que quem quer a reforma agrária “para valer” é ele: — Quero a reforma agrária para valer, que é gente produzindo melhor, cada vez mais.

Serra praticamente descartou a possibilidade de o ex-governador Aécio Neves, de Minas, ocupar a vaga de vice-presidente na chapa tucana.

— O Aécio é carta dentro do baralho no que é mais importante: travarmos a batalha eleitoral juntos, ele em Minas, como candidato a senador, como homem público que terminou o governo muito bem avaliado, e eu candidato a presidente, que serei a partir de junho.

Nenhum comentário: