sábado, 3 de abril de 2010

Oposições preparam caravana para Serra

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Com apoio do PMDB e do DEM, tucanos de Pernambuco organizam caravana para o lançamento da pré-candidatura do ex-governador de São Paulo à Presidência, no próximo sábado, em Brasília

Sheila Borges


Com a saída de José Serra do governo de São Paulo, quarta-feira (30), os tucanos priorizam agora a organização do evento que o lançará oficialmente, no próximo sábado (10), à Presidência da República. O presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra, informou esta semana, em seu twitter, que a legenda espera reunir aproximadamente três mil pessoas em Brasília – o dobro da capacidade do Centro de Convenções Brasil 21, local previsto para a cerimônia. A expectativa é superar o encontro que o PT organizou para dar publicidade à pré-candidatura de Dilma Rousseff, que, também na quarta, deixou o Ministério da Casa Civil.

Os líderes do PSDB estão embalados com os números da mais recente pesquisa de opinião sobre a corrida presidencial, que colocou Serra em boa vantagem em relação à pré-candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por isso, no evento do dia 10, querem mostrar a unidade dos partidos de oposição e a consistência dos palanques que estão sendo construídos nos Estados em torno do projeto de Serra. Os oposicionistas de Pernambuco já estão se mobilizando.

A expectativa é que a caravana pernambucana seja representativa. Não agregue apenas os senadores e os deputados federais que já estão em Brasília. Deputados estaduais, prefeitos, vereadores e líderes políticos devem fazer parte do grupo. “Estamos mobilizando representantes de todos os segmentos. Queremos levar no mínimo 30 prefeitos, de 12 a 15 deputados e vereadores, além de representantes da juventude e da mulher”, adiantou a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB), uma da coordenadoras da caravana das oposições.

A disposição dos aliados pernambucanos de José Serra é mostrar à opinião pública que a pré-candidatura do ex-governador de São Paulo mobiliza a sociedade de forma ampla. “Não irão apenas os membros das executivas dos partidos”, frisou o presidente regional do DEM, Mendonça Filho. Para fortalecer o elo de ligação entre Serra e os correligionários pernambucanos, camisas estão sendo confeccionadas para os integrantes da caravana. Quem tem mandato, deverá pagar a passagem aérea do próprio bolso. Quem não tem, poderá contar com uma alternativa que está sendo estudada pelos líderes das agremiações: o aluguel de um ônibus que facilitará o deslocamento.

O discurso dos oposicionistas no Estado é priorizar, por enquanto, a organização do evento de Serra. Depois, será a vez de esquematizar a festa para o pré-candidato a governador do grupo, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Internamente, não se cogita outra alternativa para enfrentar o governador Eduardo Campos (PSB), que disputará a reeleição. Após a Semana Santa, eles já começam a pensar nesse evento, mas tudo vai depender do “aceno” de Jarbas, que chegou na quinta-feira (1º) de uma viagem oficial que fez à Tailândia. Além do PSDB, do PMDB e do DEM, fazem parte do grupo oposicionista o PPS e o PMN.

Nenhum comentário: