quinta-feira, 8 de abril de 2010

Oposição: homenagem a Tancredo é encenação

DEU EM O GLOBO

Partidos lembram que PT foi contra o mineiro e dizem que Dilma fez gesto oportunista

Adriana Vasconcelos e Flávio Freire

BRASÍLIA, SÃO PAULO e BELO HORIZONTE. A homenagem da presidenciável do PT, Dilma Rousseff, ao presidente Tancredo Neves irritou a oposição. Em nota conjunta, os presidentes de PSDB, DEM e PPS criticaram o gesto, que, na avaliação dos três, ocorreu com "25 anos de atraso". Diante da decisão da ex-ministra, em passagem por São João Del Rei, de depositar flores no túmulo do presidente, morto em 1985 antes de assumir o cargo, a oposição fez questão de ressaltar que o PT de Dilma negou apoio a Tancredo e ao pacto de transição democrática que a candidatura presidencial dele possibilitou:

"Tardia e mal explicada, a homenagem a Tancredo Neves se reduz a uma encenação com as marcas inconfundíveis da impostura e do oportunismo, presentes em outras passagens da carreira da neopetista Dilma Rousseff".

A passagem de Dilma pelo cemitério levou o senador Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB, a afirmar que o PT está praticando, neste caso, "necrofilia eleitoral":

- Um dos expedientes mais arriscados em política é subestimar a memória do povo. Quem o faz nunca está bem intencionado. É o caso presente do PT e de sua candidata, que decidiram praticar necrofilia eleitoral à beira do túmulo de Tancredo.

Para ele, o PT estaria trabalhando para tentar reverter sua própria memória política, já que, na sua avaliação, o partido de Dilma sempre jogou em campo oposto - apesar de que, na época do colégio eleitoral, em 1985, ela era do PDT, que apoiou Tancredo.

- Sabemos que, se houve um momento de sintonia entre o PT e o regime militar, foi justamente na aversão que ambos devotaram à figura de Tancredo e à causa democrática (...). Lula e o PT são beneficiários da obra de Tancredo, mas dela não participaram e, pior, ainda conspiraram contra ela. A falsa homenagem do PT e de Dilma agride a inteligência e o sentimento dos mineiros - disse Guerra, e emendou: - O PT poderia, no mínimo, ter um gesto de grandeza e admitir seu erro histórico, mas não. Ao contrário, tentou falsificar o passado, façanha que nem mesmo as maiores tiranias lograram alcançar.

Dilma volta a criticar Serra e a citar FH

Ontem, em Belo Horizonte, Dilma voltou a atacar o ex-governador de São Paulo José Serra, pré-candidato tucano à Presidência, e disse que não há como desvinculá-lo do governo de Fernando Henrique Cardoso:

- É muito importante que a gente compare projetos. As realizações dos tucanos mais recentes são de Fernando Henrique Cardoso. Não conheço nenhuma outra experiência federal (do PSDB). O ex-ministro Serra, tanto do Planejamento quanto da Saúde, terá de ser analisado no quadro do governo do Fernando Henrique.

Colaborou: Marcelo Portela

Nenhum comentário: