domingo, 4 de abril de 2010

Nos discursos, Dilma só fala em Lula, enquanto Serra evita FH

DEU EM O GLOBO

RIO - Uma análise de 52 discursos públicos de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), no mês de março, esmiúça o repertório de prioridades e afinidades dos principais concorrentes ao Planalto e aponta o caminho que devem seguir na campanha que se inicia oficialmente em julho. Uma diferença, entre tantas, se destaca: o peso dado por Dilma a Lula e por Serra a FH. A ex-ministra falou 96 vezes a palavra "presidente", se referindo a Lula. O nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aparece apenas quatro vezes no discurso de Serra.
O tema prioritário do tucano foi o estado que governou: ele citou 263 vezes a palavra São Paulo, 46 delas no discurso de despedida, na última quarta-feira. É o que informa a reportagem de Carolina Benevides e Maiá Menezes, publicada na edição do GLOBO de domingo.

A avaliação foi feita em cima de 32 discursos de Serra, 13 de Dilma e sete de Marina (recolhidos de seu site e do YouTube). No caso da pré-candidata do PV, o levantamento indica que o PAC é um de seus assuntos-alvo. Todas as citações dão caráter negativo ao programa.

Presidente cita pré-candidata 69 vezes

Em março, último mês antes do prazo de desincompatibilização para candidatos às próximas eleições, quem acompanhou os discursos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o ouviu repetir 69 vezes o nome da ex-ministra Dilma Rousseff, sua candidata ao Planalto. Na última quinta-feira, já com Dilma fora do governo, Lula ironizou a fiscalização eleitoral em torno da pré-campanha, ao dizer que iria "se conter" para evitar multas. Em geral, o presidente cita a ministra ao tecer elogios às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A contagem foi feita pelo GLOBO em 34 discursos de Lula , disponíveis no site da Presidência.

Nenhum comentário: