terça-feira, 13 de abril de 2010

'Não tivemos exilados no Brasil. Tivemos fugitivos'

DEU EM O GLOBO

General disse que governo não expulsou militantes

Em entrevista veiculada pela Globo News, na semana retrasada, o general Leônidas Pires Gonçalves criou polêmica ao dizer que os exilados da ditadura militar eram, na verdade, fugitivos. A frase dele foi lembrada ontem pela oposição ao criticar a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, por suas declarações. Não se esqueça do seguinte: não tivemos exilados no Brasil.
Tivemos fugitivos. Pode ser dura a minha palavra, mas não acho que tivemos exilados no Brasil.
Não houve um decreto de exilar ninguém. Depois, os que fizeram algumas coisas e quiseram ir embora, nós os consideramos banidos. Quiseram ir embora para aqui, para lá, para acolá. Pegaram um avião e saíram por aí, disse o general ao jornalista Geneton Moraes Neto.

Ao responder se não era uma injustiça considerar fugitivos políticos como Arraes, Brizola e Prestes, o general disse que o governo nunca exigiu que eles saíssem do país: A palavra exilado não serve para eles. Exilado é alguém que recebe um documento do governo exigindo que se afaste. Tal documento nunca houve. A minha sugestão é: fugitivos.

Um comentário:

Marcelo Corrêa Gomes disse...

Concordo. Não tivemos exilados mesmo. A anistia dada, foi apenas uma garantia que ao voltarem não seriam presos.

Lembro que naquela época, tínhamos um presidente que havia renunciado (Janio Quadros) e seu vice (João Goulart)estava na China.
Não se sabia qual rumo o país iria tomar. Portanto a sociedade saiu às ruas querendo que os militares resolvessem a questão, já que ninguém estava fazendo nada.

Tenho certeza que alguém vai falar de perseguições, prisões etc. Acrescento que nesta época meus pais trabalhavam e como outros que também trabalhavam não sofreram nenhuma represália do governo.
Os queixosos da época, eram militantes políticos dos mais diversos meios da sociedade: estudantes,sindicalistas ... . Esse pessoal queria "baderna", NÃO ESTUDAVAM e não queriam TRABALHAR. Passavam o dia em reuniões e comícios, fazendo "levantes" e prejudicando o dia a dia daqueles que realmente amam o país e nunca o deixaram.
Portanto, passados mais de 30 anos desse movimento democrático, hoje colhemos o fruto dela. Pois se não tivesse ocorrido, hoje estaríamos consertando a baderna que os "exilados" queriam.
Só pra terminar... os "exilados" estão hoje no poder e cadê aquilo que eles queriam? Façam agora... ou assumam que estavam "fantasiando"...