quarta-feira, 7 de abril de 2010

Lula diz condenar uso de máquina na eleição

DEU EM O GLOBO

"É preciso que a gente seja, definitivamente, republicano neste país", afirma presidente

Apesar de já ter sido multado duas vezes pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fazer campanha antecipada para a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que condena o uso da máquina pública durante o processo eleitoral. Em entrevista à Rádio Tupi, ele contou ter dito aos novos ministros, na primeira reunião com eles, segunda-feira, que "não pode haver abuso do poder econômico" na campanha eleitoral.

- É preciso que a gente seja, definitivamente, republicano neste país. Que a gente passe para a sociedade a ideia de que é possível você ajudar um candidato, você participar de um processo eleitoral sem utilizar a máquina como sempre se usou neste país para beneficiar um ou outro candidato - disse Lula.

Ao ser perguntado se é possível fazer campanha sem usar a máquina, disse que sim e que seria um teste importante para a democracia.

Lula voltou a negar ter feito campanha antecipada, e responsabilizou as redes de TV que noticiaram o evento pela edição de imagens, ao comentar as punições impostas a ele.

- Não conheço o teor das multas, não li o processo. A primeira multa que tive parece que foi na inauguração da sede de um sindicato. Portanto, uma entidade particular, não tinha obras públicas ali. E me parece que fui multado porque falei que íamos ganhar as eleições, e a câmera de televisão (a estatal EBC) mostrou a cara da Dilma, que estava lá no palanque. Então, no meu entendimento, quem deveria ser multado era a televisão, e não eu. Não tenho o controle da câmera.

O presidente afirmou que, se a Justiça entender que ele é culpado, pagará pelo erro.

Nenhum comentário: