terça-feira, 13 de abril de 2010

Inaugurações polêmicas

DEU EM O GLOBO

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, visitou, ainda como ministra da Casa Civil, no dia 24 de março, o terminal hidroviário do município do Humaitá, a 600 quilômetros de Manaus. Na ocasião, a então ministra disse que o governo Lula demonstrou que é possível o país crescer. A petista também afirmou que, em governos anteriores, o povo ficava para trás.

Na época, Dilma e o então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, também inauguraram trecho da BR-319 (que liga Manaus a Porto Velho) e assinaram ordem de serviço para a construção de um segundo porto na cidade.

Dilma já participou de algumas inaugurações que causaram polêmica.

Em ritmo de campanha, a ex-ministra inaugurou, no dia 7 de março, no Rio, o Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Em festa preparada pelo governador Sérgio Cabral e ao lado de cinco ministros e dezenas de deputados, prefeitos e vereadores, ela foi a personagem principal da apresentação de uma unidade de saúde orçada em R$ 40 milhões, mas sem ter um centavo do governo federal.

A unidade só seria aberta ao público em três semanas. O evento ganhou ares de palanque eleitoral.

No dia 26 de novembro do ano passado, ao lado de Lula, Dilma inaugurou o gasoduto Urucu-Coari-Manaus, da Petrobras, obra que só funcionará completamente em setembro. A estrutura tem capacidade para transportar 5,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia, mas, no dia do evento, apenas 77 mil metros cúbicos, o equivalente a 1,6%, começariam a ser aproveitados.

Nenhum comentário: