terça-feira, 20 de abril de 2010

Homenagem a Tancredo Neves

DEU NO ESTADO DE MINAS

Depois da agenda política em Belo Horizonte, Aécio Neves e José Serra foram juntos ao Rio de Janeiro para abertura de exposição que integra comemoração do centenário do ex-presidente

Marcílio de Moraes

Uma homenagem ao ex-presidente Trancredo Neves no Rio de Janeiro foi último evento do dia do pré-candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB) ao lado do ex-governador Aécio Neves. Depois de participar de eventos pela manhã e à tarde em Belo Horizonte, os dois governadores participaram da abertura de uma exposição em homenagem ao centenário do ex-presidente, no Museu Histórico Nacional. Em clima de descontração, os dois percorreram por cerca de 50 minutos os ambientes do museu com a mostra histórica com objetos, documentos e fotos com passagens da vida política de Tancredo Neves.

Acompanhados do governador Antônio Anastasia e de vários políticos do Rio, Serra e Aécio exaltaram o papel do ex-presidente Tancredo Neves na história recente da democracia brasileira. “Tancredo foi alquém que no momento certo soube estar no lugar certo em vários acontecimentos da política brasileira e sempre demonstrou coragem e ao mesmo tempo era um homem conciliador”, afirmou Aécio acrescentando esperar que a exposição no Rio torne a história do avó mais conhecida pelos brasileiros. “As novas gerações, que não viveram os momentos terríveis da ditadura, vão aprender muito com a generosidade e a coragem de Tancredo para construir consensos”, declarou Aécio. O ex-governador disse ter se emocionado com a homenagem e a presença dos amigos do avô.

Anatasia também considerou que a mostra tem importância por permitir o resgate da história de Tancredo Neves, um dos principais protagonistas do processo de redemocratização do Brasil, para as novas gerações. “Essa exposição vai mostrar para o Brasil, aqui da capital cultural do país, um pouco das tradições de Minas Gerais, mas, sobretudo, a história de um homem que foi protagonista dos mais importantes momentos da história brasileira”, afirmou o governador de Minas.

O ex-governador mineiro lembrou que Serra foi convidado por Tancredo depois de eleito presidente pelo Colégio Eleitoral para coordenar o programa de governo. O ex-governador de São Paulo lembrou que Tancredo foi uma das principais forças que permitiu a redemocratização do Brasil. “Com ele, que foi o principal articulador da Nova República, começaram vários avanços que nos permitem pensar no futuro”, disse Serra. “A partir de Tancredo tivemos o período mais democrático da história brasileira. Uma democracia de massas, um clima de liberdade”, acrescentou o pré-candidato tucano.

Indagado por jornalistas se a exposição sobre Tancredo era inspiradora para um pré-candidato à Presidência da República, o ex-governador de São Paulo concordou, mas desconversou quando questionado se essa inspiração valeria para a escolha do nome do candidato a vice na sua chapa. Depois de passar o dia em agendas comuns, Aécio e Serra mostraram bom-humor e brincaram com os jornalistas em uma rápida entrevista ao fim da visita ao museu.

O principal comentário ficou por conta do novo visual do ex-governador de Minas, que agora usa barba. “Sempre fomos próximos, acho até que ele deixou crescer a barba para não correr o risco de outro beijo”, brincou Serra, ao lembrar que beijou Aécio no lançamento de seu pré-candidatura à Presidência, em Brasília. “Se ele der mais um beijo daquele, aí eu me apaixono mesmo”, respondeu Aécio. entrando na brincadeira. Sem falar de campanha, Serra prometeu voltar ao Rio de Janeiro para percorrer a exposição com calma e tratar de assuntos políticos. Ele e Aécio deixaram a exposição juntos. Segundo a assessoria do pré-candidato tucano, ele seguiu ontem mesmo para São Paulo. (Com agências)

Nenhum comentário: