sexta-feira, 9 de abril de 2010

Em resposta a Dilma, Anastasia diz que 'marchará firme' com Serra

DEU EM O GLOBO

"Ficamos orgulhosos do grande elogio à gestão do PSDB"

Governador de MG também critica visita da petista ao túmulo de Tancredo

Adriana Vasconcelos e Cristiane Jungblut

BRASÍLIA. Em sua primeira visita ao Congresso Nacional como governador de Minas, o tucano Antonio Anastasia disse ontem que gostou dos elogios da ex-ministra Dilma Rousseff à gestão do PSDB e do ex-governador Aécio Neves no estado, mas fez questão de dizer que seu candidato a presidente é o tucano José Serra, ex-governador de São Paulo.

Acompanhado por boa parte da bancada mineira, Anastasia assegurou que ele e o ex-governador Aécio Neves se empenharão para ajudar a eleger o ex-governador de São Paulo.

- Nós ficamos muito orgulhosos, porque a ministra Dilma fez um grande elogio ao nosso governo, ao governador Aécio Neves, dizendo que ele foi um governador exemplar. Aliás, o que todos nós, mineiros, sabemos. Agora, quanto a essa questão dessa expressão ("Anastadilma" ou "Dilmasia"), é sempre bom lembrar que o nosso partido tem candidato a presidente, que é o nosso governador José Serra. É com ele que marcharemos de maneira muito firme, em Minas - avisou o governador, que disputará a reeleição.

"Soou estranha a visita", afirma o governador

Ainda que num tom mais ameno do que a nota divulgada na véspera pela oposição, Anastasia também considerou "estranha" a visita de Dilma ao túmulo do ex-presidente Tancredo Neves.

- Soou estranha a visita. Ainda mais para nós que conhecemos a História e sabemos que o PT não só não apoiou como até expulsou deputados que votaram no presidente Tancredo Neves. Então, é algo estranho. É direito de todo candidatado viajar pelo Brasil, mas todos devem ser cuidadosos em seus gestos.

Para Anastasia, o cenário das eleições de 2002 e 2006 em Minas Gerais - quando Aécio foi eleito e reeleito no estado, mas os candidatos tucanos à Presidência foram derrotados, criando lá a expressão "Lulécio" - não deverá se repetir.

- Não acredito. Porque, naturalmente, tínhamos, naquele momento, carismas diferenciados, e cada eleição é uma eleição. Cada eleição tem uma fotografia, um movimento, um sentimento. Tanto na eleição nacional, quanto na estadual, vamos discutir propostas, projetos. E as propostas do PSDB serão mais fortes.

O líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), também criticou a passagem de Dilma Rousseff por Minas, afirmando que ela está querendo se "apropriar" do prestígio político do ex-presidente Tancredo Neves e do ex-governador Aécio Neves.

- Dona Dilma agora avança na popularidade dos outros, até de quem já faleceu.

Oportunismo sem par. É uma candidatura de quem não tem biografia, de quem tem medo e vergonha de discutir a sua ação no governo, e fica, portanto, a roubar a popularidade e os resultados obtidos por outras pessoas - disse João Almeida.

Nenhum comentário: