domingo, 18 de abril de 2010

Elas atacam; tucano prefere evitar polêmica

DEU EM O GLOBO

Leila Suwwan*, Tatiana Farah e Gelson Venéreo Netto **

SÃO PAULO e PORTO ALEGRE Os três principais pré-candidatos à corrida presidencial aproveitaram o sábado para fazer campanha.

José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) participaram de eventos em São Paulo, enquanto a petista Dilma Rousseff reuniu-se com militantes do partido, políticos e sindicalistas em Porto Alegre (RS). Dilma e Marina criticaram publicamente os adversários.

Serra evitou polemizar com os demais candidatos.

Falando a uma plateia com cerca de mil pessoas no final da manhã, Dilma ironizou a recente viagem do tucano José Serra pelo Nordeste, lembrando que ele foi oposição ao Bolsa Família e às obras de transposição do Rio São Francisco.

— Esses que querem passar como herdeiros do legado do presidente Lula até ontem eram a oposição mais feroz e destrutiva, que foi contra o Bolsa Família, que disse ser o “bolsa esmola”.

Recentemente, eles disseram que, se assumissem o governo, destruiriam o PAC 1. Esses que nos ridicularizavam quando a gente foi olhar uma das obras mais importantes, que é a integração da bacia do São Francisco, hoje saem por aí e dizem: “Somos a favor do Bolsa Família”. Não falam do PAC, mas defendem as obras — discursou a petista.

Questionada sobre o tema em entrevista após o evento, Dilma cobrou a mudança de postura: — Não quero polemizar com ele (Serra), mas acho interessante esse novo estilo da oposição, de tentar passar por aquilo que não foi nos últimos sete anos e meio. Se apoiam tanto o nosso governo, por que não apoiaram antes? O ponto alto do encontro — chamado de “debate”, mas na realidade um palanque político — foi quando Dilma repetiu o discurso do “eu não fugi”, que havia feito na semana passada.

A declaração acabou interpretada como uma provocação a José Serra, ex-exilado político. Ainda assim, a pré-candidata frisou que não estava criticando pessoas que deixaram o país durante a ditadura.

—Não fujo quando a situação fica difícil —disse Dilma, repetindo as palavras de encontro no ABC paulista, há uma semana.

Serra promete ministério para deficientes

À tarde, em visita à feira Reatech, de equipamentos para reabilitação e acessibilidade, em São Paulo, José Serra repetiu a promessas que havia feito na véspera, em Alagoas.

Se eleito, criará o Ministério da Deficiente Físico. Ele passou mais de uma hora abraçando e beijando pessoas portadoras de limitações.

— O Brasil tem mais de 20 milhões de pessoas com deficiência, que precisam de atenção especial do poder público federal, estadual e municipal. Deveria se criar o Ministério do Deficiente Físico, um ministério extraordinário para mobilizar o país — disse o ex-governador tucano, que não comentou as críticas e ironias de Dilma Rousseff.

Marina reage a acusações de divisionismo

Em palestra para cerca de 600 pessoas numa faculdade em Presidente Prudente, no interior paulista, a pré-candidata do PV Marina Silva apresentou-se como a candidata da “esperança”.

Ela afirmou que“estão querendo reeditar o medo” na atual campanha eleitoral, com acusações de entreguistas e de divisionistas entre os candidatos.

— O Brasil não conquistou a democracia para ficar assombrando os brasileiros. Não precisamos mais ter medo de eleição disse ela. O Lula diz que a esperança venceu o medo.

Se venceu o medo, então agora é o momento de fazermos a campanha não mais do medo, mas da esperança.

*Enviada especial ** Especial para o GLOBO

Nenhum comentário: