quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dilma faz elogio a Aécio e prega 'união' entre PT e PSDB em MG

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

No segundo dia de sua viagem a Minas Gerais, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, elogiou o ex-governador tucano Aécio Neves e disse ser possível que os eleitores mineiros votem nela e no PSDB para o governo do Estado.

Nota de tucanos, com apoio do DEM e do PPS, classificou de "oportunismo" o roteiro de Dilma em Minas, que incluiu visita ao túmulo de Tancredo Neves, avô de Aécio.

Dilma elogia Aécio e prega "dobradinha" PT-PSDB em MG


Petista admite voto "Anastadilma", com tucano Anastasia para o Estado e ela para o Planalto

Pré-candidato de Lula em Minas, Hélio Costa (PMDB) reage e afirma que seria "tão estranho como "Serrélio", em referência a ele e Serra

Paulo Peixoto
Da agência Folha, em Belo Horizonte
Ana Flor
Enviada especial a Belo Horizonte

No segundo dia de sua viagem a Minas Gerais, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, abandonou o tom beligerante que vinha dirigindo ao PSDB, elogiou o ex-governador Aécio Neves e defendeu que o eleitor mineiro vote nela e no tucano Antonio Anastasia para o governo -compondo a chapa "Dilmasia", ou "Anastadilma", que ela disse preferir.

O elogio a Aécio, que deixou o governo para concorrer ao Senado, foi feito em entrevista à rádio Itatiaia: "Respeito muito o governador Aécio Neves".

Ela o chamou de "governador exemplar", disse esperar que em Minas o PT e Aécio tenham "a melhor relação possível" e admitiu a possibilidade de o eleitor mineiro votar em uma dobradinha PT-PSDB para presidente e para governador.

Dilma falava sobre a eventualidade de ocorrer algo semelhante a 2002 e 2006, quando Aécio foi eleito governador, mas Lula foi o mais votado para presidente em Minas -o voto "Lulécio".

Agora, a dobradinha seria entre ela para o Planalto e Anastasia para o governo, o que vem sendo chamado pela mídia mineira de "Dilmasia".

"A gente não escolhe a forma pela qual o povo monta as alianças. É possível que ocorra: como houve o "Lulécio", [é possível] a "Dilmasia". Eu acho até melhor a inversão, né?

"Dilmasia" é meio esquisito. "Anastadilma", qualquer coisa assim", afirmou Dilma.Ao defender a chapa híbrida, Dilma aposta no desgaste da relação entre Aécio e José Serra, seu adversário na disputa pela Presidência. O ex-governador de São Paulo ainda sonha atrair o mineiro para sua chapa.

O flerte com os tucanos, por outro lado, cria um embaraço para a própria Dilma, uma vez que o PT tem dois pré-candidatos em Minas: o ex-ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel. Além disso, o partido discute a possibilidade de apoiar o peemedebista Hélio Costa para o governo.

A declaração da petista repercutiu mal. Hélio Costa afirmou que uma eventual chapa "Anastadilma" faria tanto sentido quanto uma hipotética parceria entre ele e Serra. "Isso [o "Anastadilma"] é tão estranho como um "Serrélio"",disse.

Ontem, Dilma voltou a atacar Serra, afirmando que não há como ele ficar desvinculado do governo FHC, pois foi ministro do Planejamento e da Saúde na era tucana: "Acho que o ex-ministro José Serra vai ter que ser analisado no quadro do governo FHC. Eu não escondo o Lula. Espero que ele não esconda o governo do qual participou".

Dilma tem procurado reforçar a sua origem mineira -nasceu em Belo Horizonte e depois foi para o Rio Grande do Sul- e diz que agora costuma usar interjeições gaúchas e mineiras, como "barbaridade, uai".

Após 42 anos, ela voltou ontem à escola onde cursou em BH o atual ensino médio. Ouviu apelos de professores -que reivindicaram aumento- e de alunos -que querem a sua ajuda para evitar uma greve.

Depois, numa livraria na zona sul, onde foi rever três amigos, ganhou um livro e uma foto de quando tinha 12 anos.

Na rádio, ela foi questionada sobre sua participação no combate ao regime militar e, ao falar do assunto, citou uma ficha apócrifa que circulou na internet com acusações a ela.

Essa ficha foi motivo de uma reportagem da Folha, a qual Dilma citou, acrescentando que o jornal "retificou o que tinha escrito" e que ela agradecia isso ao ex-ombudsman Carlos Eduardo Lins da Silva.

Também foi questionada se estava namorando: "Infelizmente, não. As pessoas devem se apaixonar. É muito bom".

Nenhum comentário: