sexta-feira, 2 de abril de 2010

DEM e Gabeira à beira de rompimento

DEU EM O GLOBO

Em defesa de Cesar Maia, Rodrigo ataca verde e agrava crise na aliança

Cássio Bruno e Rafael Galdo

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), agravou ainda mais a crise na aliança entre PV, PSDB, DEM e PPS no Rio, com ataques ao deputado Fernando Gabeira, pré-candidato ao governo do Rio. A ofensiva ocorreu depois de Gabeira manifestar o desejo de excluir da coligação o ex-prefeito Cesar Maia, pai de Rodrigo e candidato ao Senado. Segundo Rodrigo, ou Gabeira terá o apoio dos outros três partidos da aliança ou não terá de nenhum deles.

— Temos no Rio uma aliança de DEM, PSDB e PPS com o PV. Ou Gabeira terá os três partidos ou não terá nenhum — disse o presidente do DEM, que conversou com os presidentes nacionais do PSDB, Sérgio Guerra, e do PPS, Roberto Freire, em São Paulo.

Rodrigo Maia ironizou a intenção de Gabeira de romper o acordo com o DEM: — O Gabeira recebe meia dúzia de mensagens contra o Cesar Maia na caixa postal do computador e entra em TPM.

Rodrigo disse que o aliado só terá chances de derrotar o governador Sérgio Cabral (PMDB), pré-candidato à reeleição, se tiver o apoio do DEM.

E saiu em defesa de Cesar: — A rejeição da classe média a Cesar Maia só ocorre no Posto 9, na Praia de Ipanema, onde Gabeira toma sol. A rejeição a Gabeira começa em São Cristóvão, na Zona Norte, e termina em Santa Cruz, na Zona Oeste.

Sem contar o interior.

Rodrigo lembrou que Gabeira declarou apoio a Cesar Maia, há três semanas, em evento do DEM na presença de pelo menos 500 pessoas. Ele não poupou o presidente regional do PV, Alfredo Sirkis, e a vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB). Ambos já demonstraram ser contrários à aliança com Cesar.

— Se o Sirkis e a Andrea estão enganando o Gabeira, se querem dar a vitória ao Sérgio Cabral, estão agindo com muita competência — afirmou ele.

Gabeira, por sua vez, não quis entrar em polêmica: — É assim? Tudo bem. Não vou bater boca com ele pelo jornal. Se ele acha tudo isso, estamos conversados — disse, ao saber dos ataques de Rodrigo Maia.

Cesar Maia deixou claro que acha que Gabeira tem mais a perder do que ele em caso de mudanças na coligação. Para o ex-prefeito, caso a aliança seja desfeita, sua candidatura não sofreria prejuízos, mas implicaria a vitória de Cabral no primeiro turno.

— A coligação básica é a que apoia (o pré-candidato à Presidência) José Serra em nível nacional: PSDB-DEM-PPS. Concordamos com apoio a Gabeira, apesar de naturais divergências, numa unidade de oposição ao governo do estado. Como a base agregaria um voto que ele (Gabeira) não tem, se a coligação se desfizer, Cabral vence no primeiro turno — disse Cesar.

No PSDB, também há divergências.

O presidente regional do partido, José Camilo Zito, já havia declarado que não apoiaria Gabeira. Ele teria, inclusive, organizado reunião com políticos em Duque de Caxias, onde é prefeito, que apóiam outro précandidato ao Senado: Jorge Picciani (PMDB).

Andrea Gouvêa Vieira tem reafirmado sua posição contrária ao apoio a Cesar Maia: — Não tem por que arriscar essa aliança com uma figura polêmica. Nem é o DEM, é a figura do Cesar Maia.

O presidente do diretório do PPS, o deputado estadual Comte Bittencourt, afirmou que o partido — que deve indicar Marcelo Cerqueira como segundo candidato ao Senado da chapa — vai apoiar Cesar Maia: — Cesar terá nosso apoio, independentemente do PV. Fomos pegos de surpresa.

Nenhum comentário: