sábado, 24 de abril de 2010

Ciro: 'Minha sensação agora é que o Serra vai ganhar'

DEU EM O GLOBO

Ciro elogia tucano, diz que Lula "navega na maionese" e reclama das "ameaças" do PT para retirada da candidatura

SÃO PAULO. Em entrevista ao telejornal “SBT Brasil” e ao portal “iG”, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) acusou o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de cometer erros graves ao pressionar, com “ameaças”, pela retirada de sua pré-candidatura à Presidência, porque seria apoiador natural de Dilma Rousseff (PT) em um eventual segundo turno com José Serra (PSDB). Ciro elogiou Serra e disse que Lula está “navegando na maionese”.

AMEAÇAS DO PT: “É geral a informação, não sei que valor possa ter, de que o presidente Lula estaria, enfim, mais o PT, fazendo força em cima dos companheiros nos estados, ameaçando. Eu vi no Ceará, ameaçando coisas mesquinhas, inclusive se o partido não retirar minha candidatura. Por exemplo, o Zé Dirceu, ex-presidente do PT, esteve no Ceará, na casa do meu irmão, que é governador, dizendo muito delicadamente que, se eu fosse candidato a governador, o PT ia retirar o apoio dele. Esse eu já mandei pastar”.

EXPERIÊNCIA DE SERRA: “Todo mundo sabe que eu sou adversário do Serra desde sempre. Agora, o Serra é mais bem preparado do que a Dilma porque já foi governador, prefeito e ministro duas vezes. A Dilma já foi ministra duas vezes, então empata aqui. (Serra) já foi deputado, já disputou eleições, já ganhou, já perdeu. E ela nunca disputou eleição. Agora, ela é melhor pessoa que o Serra. Ele é muito solitário, autoritário”.

PT X PSDB: “O Serra trata o adversário como um inimigo a ser destruído. Isso tá criando muito problema no Brasil. O PT desenvolveu esse mesmo cacoete. Então essa história de uma eleição, que, por cima da mesa, é toda elegante mas, por baixo da mesa, é dossiê para cá, dossiê para lá... Isso é um crime”.

SERRA FAVORECIDO: “O Serra quer que eu saia e não seja candidato. O PT quer que eu não seja candidato. Um dos dois está errado. É claro que é o PT, é óbvio. Porque, se eu for candidato e não tiver a ventura de ter a preferência do povo e ganhar a eleição, como eu pretendo, eu vou apoiar a Dilma, que é minha vizinha. Todo mundo sabe que eu não vou apoiar o Serra. Quem tá certo? Óbvio que é o Serra”.

LULA SEM HUMILDADE: “Tenho profundo carinho, respeito e amizade pelo presidente Lula, mas ele está errado. Está popularíssimo. Está no céu, merecidamente, porque faz um grande governo, beneficia o Brasil, beneficia o povo, mas não tem mais ninguém para dizer nada ao Lula. Ele está perdendo a humildade. Por que ele não pode tratar esses assuntos com franqueza? Por que não trata comigo, cara a cara, francamente?”

ERROS NA PRÉ-CAMPANHA DA DILMA: “Ela não tem nenhuma eleição na vida dela, nenhuma campanha. Os primeiros movimentos dela já me deixaram de cabelo arrepiado, os poucos que ainda tenho. Foi um erro atrás do outro. Acabou de ter esse trauma lá em Minas Gerais da retirada do Aécio e a Dilma desce lá e vai visitar o túmulo do Tancredo (Neves)? Aí a turma mete lá na testa dela, algo que não é culpa dela, que o PT negou-se a apoiar o Tancredo no colégio eleitoral. Aí ela sai e vai para o Ceará. Eu ainda sou candidato, caramba! (...) Erros básicos, crassos”.

CRISE À VISTA: “Em 2011 ou 2012, o Brasil vai enfrentar uma crise fiscal, uma crise cambial. Como estamos numa fase econômica e aparentemente boa, a discussão fica escondida. Mas precisa ser feita (a discussão)”.

SERRA: “Minha sensação agora é que o Serra vai ganhar esta eleição. Dilma é melhor do que o Serra como pessoa. Mas o Serra é mais preparado, mais legítimo, mais capaz. Mais capaz inclusive de trair o conservadorismo e enfrentar a crise que conheceremos em um ou dois anos.”

SEM APOIO A DILMA: “Não me peçam para ir à TV declarar o meu voto, que eu não vou. Sei lá. Vai ver viajo, vou virar intelectual.

Nenhum comentário: