sábado, 24 de abril de 2010

Ciro critica Lula e afirma que Serra é mais capaz que Dilma

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Alijado da disputa, deputado diz que presidente "está navegando na maionese"

Ex-ministro diz que PMDB é "ajuntamento de assaltantes" e que o deputado Michel Temer "é o chefe dessa turma de pouco escrúpulo"

Breno Costa

Após atacar, em entrevista ao portal iG, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a capacidade eleitoral da pré-candidata Dilma Rousseff (PT), o deputado federal Ciro Gomes (PSB) disse que suas declarações foram "furtadas", mas na prática ratificou as afirmações ao se manifestar sobre o assunto ao longo do dia.

Ciro disse que conversava informalmente com a reportagem do iG quando disse que "Lula está navegando na maionese" ao acreditar que vai conseguir eleger Dilma com facilidade e que José Serra (PSDB), seu desafeto político, é "mais preparado, mais legítimo, mais capaz" do que a petista.

À tarde, na gravação de uma entrevista para o programa "É Notícia", da Rede TV!, o deputado atacou a divulgação da entrevista, que foi colocada no ar ontem cedo. Ciro afirmou que foi "furtado", mas não contradisse o teor do material.

O iG diz que "as declarações foram extraídas de conversa mantida na noite de quinta-feira em telefonema às 23h35". Segundo o portal, "foram publicadas apenas declarações do deputado" e "várias afirmações feitas em reserva não foram nem serão publicadas".

As entrevistas foram concedidas após o PSB ter decidido que Ciro não será candidato a presidente. O partido marcou uma reunião para terça-feira, a qual formalizará a decisão.Na entrevista à Rede TV!, Ciro elogiou o caráter de Dilma, ao dizer que, "se há uma pessoa de valor no PT, por quem eu possa botar a mão no fogo, por amor ao país, decência, competência, talento, é a Dilma. Portanto, o Lula acertou em cheio. Mas por desgraça, porque ninguém é completo, ela nunca disputou nenhuma eleição".

As declarações sobre Dilma foram feitas pouco após Ciro atacar o PMDB, chamado por ele de "ajuntamento de assaltantes". Michel Temer, presidente do partido e o nome mais cotado para vice de Dilma, foi considerado por ele "chefe dessa turma de pouco escrúpulo".

No final da entrevista para a TV, Ciro também disparou contra Serra, a quem definiu como um "brasileiro bastante preparado, mas uma personalidade autoritária, tenebrosa. Com o poder na mão, me parece um perigo para o país".

Depois, à Folha, ao falar sobre os atributos eleitorais de Serra, reforçou o que havia sido publicado pelo iG, ao dizer que o tucano é "mais preparado, mais legítimo do que ela", por ter "estrada, serviços prestados, derrotas, vitórias e compromissos cumpridos".

Sobre as declarações contra Lula, Ciro disse que "não diria isso do presidente da República, a não ser numa conversa particular, em que você pode dizer qualquer coisa e o contexto não será desentendido".

Mas, em seguida, afirmou que o presidente "está completamente errado, pelo Brasil e pela causa", ao falar sobre a estratégia de polarização entre PT e PSDB, um dos fatores que levaram ao sacrifício de sua candidatura pelo PSB, aliado do governo Lula.

Afirmou até que a sua pré-candidatura foi uma decisão tomada com o aval do presidente. "Isso [tarefa de correr o país apresentando sua pré-candidatura] foi acertado na mesa do Lula", disse.

Na entrevista à RedeTV!, Ciro afirmou que "a grande mídia brasileira é completamente desequilibrada" em favor do PSDB e atacou a Folha. Disse que, apesar de considerar o jornal "o melhor do país", a Folha "é completamente Serra".

Um comentário:

Jorge disse...

Acho que o biruta de aeroporto não é o Serra não, é o Si(er)r(a)o