sexta-feira, 16 de abril de 2010

Campanha de Serra mira no Norte-Nordeste

DEU EM O GLOBO

PSDB vai criar cinco coordenações de campanha na região, onde o desempenho do tucano nas pesquisas tem sido pior

Adriana Vasconcelos

BRASÍLIA. Paralelamente à organização da agenda de viagens da pré-campanha presidencial, a cúpula do PSDB começou a definir a estrutura geral de apoio ao pré-candidato tucano, José Serra. A primeira providência do partido agora será organizar as oito coordenações regionais e as três estaduais que darão suporte para o candidato em seus deslocamentos pelo país. Pelo menos três das coordenações serão no Nordeste e duas no Norte, regiões onde Serra tem seu pior desempenho nas pesquisas de intenção de votos. São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal terão coordenações próprias.

Já a de Minas Gerais será feita juntamente com a do Espírito Santo.

Os nomes para compor essas coordenações deverão ser escolhidos em conjunto pelos presidentes nacionais do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), e do PPS, Roberto Freire. Entre os nomes tucanos cotados para ajudar na estruturação da campanha de Serra nos estados estão os senadores Cícero Lucena (PB) e o secretário geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG).

— Os coordenadores regionais e estaduais serão pessoas escolhidas a dedo e terão autonomia para organizar as visitas de Serra pelos estados — adiantou o senador Sérgio Guerra.

Coordenação política da campanha será em Brasília A área de comunicação da campanha tucana ficará mesmo a cargo do publicitário Luiz González, o mesmo que já havia feito em 2006 a campanha presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB). As gravações dos programas de rádio e televisão de Serra deverão ficar centralizadas em São Paulo. Já a coordenação política será montada em Brasília.

No entanto, por enquanto, o PSDB ainda não definiu o nome do tesoureiro da campanha nem o local onde deverá funcionar esse comitê central.

Até o início oficial da campanha, em julho, a sede do partido em Brasília será usada como apoio.

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) ficará responsável pela montagem da agenda do candidato tucano. Ela ficará em contato permanente com o ex-secretário do governo de Serra em São Paulo José Henrique Reis Lobo, que cuidará da parte administrativa e operacional da campanha.

Caio Carvalho, que foi presidente da Embratur no governo de Fernando Henrique Cardoso, será o responsável pelos eventos. A área financeira, por enquanto, ficará sob o comando dos ex-deputados Márcio Fortes (PSDB-RJ) e Ronaldo Cezar Coelho.

Próximo grande evento de Serra será em Minas A grande expectativa agora dos tucanos é em relação à visita de Serra a Minas Gerais, na segunda-feira. Considerado o primeiro grande evento da pré-campanha à Presidência de Serra, o PSDB está convocando seus principais líderes para acompanhálo.

Além do ex-governador do estado Aécio Neves, já confirmaram presença os senadores Sérgio Guerra (PE), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Cícero Lucena (PSDB-PB).

Nenhum comentário: