terça-feira, 6 de abril de 2010

Ao lado de Serra

DEU NO CORREIO BRAZILIENSE

Denise Rothenburg

O candidato tucano à Presidência da República, José Serra, contará com a presença de alguns peemedebistas históricos na festa que o PSDB promoverá em Brasília no próximo sábado para a apresentação da candidatura: o senador Jarbas Vasconcelos (PE) e o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia. Jarbas está na Tailândia e a informação no ninho tucano é a de que voltará direto para participar do lançamento do nome de Serra. Quércia marcou presença em várias inaugurações ao lado de Serra nos últimos dois meses em São Paulo. Agora, quando se recupera de uma cirurgia de hérnia de disco, também pretende estar em forma para acompanhar o candidato.

A presença maciça de integrantes do DEM e do PPS, partidos que se manifestaram a favor da candidatura de Serra, já era esperada. Mas havia dúvidas quanto aos peemedebistas. Não está descartada nem mesmo a presença de um grupo de quercistas para animar a festa e, ao mesmo tempo, mostrar que Michel Temer, candidato a vice na chapa da petista Dilma Rousseff, não tem a predominância sobre o PMDB de São Paulo.

Enquanto os tucanos cuidam da política e da presença de aliados, o candidato prepara o discurso em que apresentará as linhas gerais de seu programa de governo. Aproveitará para mostrar uma roupagem mais nacional, sem deixar de se referir às realizações enquanto governador de São Paulo. Ele baterá firme na tecla da experiência administrativa e política, como pré-requisitos para implantar no Brasil os projetos que desenvolveu no plano estadual.

Serra também pretende deixar claro em sua fala que, em todos os cargos que ocupou, nunca desmontou o que funcionava — um recado para mostrar que não pretende acabar com programas do governo Lula, caso do Bolsa-Família. Não está decidido, mas há quem diga que ele deve falar de algumas “obras de vento”, ou seja, projetos inaugurados ou anunciados pelo governo, mas que não saíram do papel ou são apenas um canteiro sem obras.

O candidato deve participar hoje da posse oficial do novo governador de São Paulo, Alberto Goldman. O restante da agenda de hoje entretanto está em aberto, por conta da insistência de Serra em trabalhar no seu discurso com antecedência. Ele quer evitar o que aconteceu na semana passada, quando deixou o governo de São Paulo. O discurso feito no meio da tarde tinha sido concluído às 7h. Embora Serra goste de dormir tarde, não dá para repetir a dose em Brasília, uma vez que a festa no Centro de Convenções Brasil XXI está prevista para começar às 10h.

Nenhum comentário: