sexta-feira, 12 de março de 2010

Verdes reagem aos ataques de Juca

DEU EM O GLOBO

Maria Lima

Os verdes saíram ontem em defesa da senadora Marina Silva (AC), pré-candidata do PV a presidente, atacada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, que se licenciou do partido. Na coluna Panorama Político do GLOBO, ontem, Juca disse que se licenciou do PV por discordar da candidatura presidencial de Marina.

Saiu atirando: “Não posso dormir ministro e acordar na oposição”, disse, insinuando que ela estaria se aliando à oposição.

E ainda criticou “o conservadorismo comportamental da Marina”.

Em resposta, o vereador e presidente do PV no Rio, Alfredo Sirkis, disse que Juca Ferreira foi escalado pela ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT, para bater em Marina e que isso seria o preço pago por ele para continuar ministro.

Segundo Sirkis, o ministro Juca Ferreira primeiro foi contra a filiação de Marina ao PV, depois foi contra sua candidatura a presidente, e agora deixou o partido porque não conseguiu o que queria para ficar bem com o governo.

— É uma velha tática stalinista.

Como a ministra Dilma não quis aparecer batendo na Marina, escalou o Juca, que é uma pessoa próxima e companheiro de partido, para bater em seu lugar — disse Sirkis.

E o momento escolhido, para Sirkis, tem uma razão de ser: foi uma tática diversionista para desviar o foco da polêmica cubana.

— Por que ontem e agora? Por causa do perrengue cubano que o presidente Lula e Dilma enfrentam. Querem desviar o foco dessa imensa mancada que está deixando a população mundial indignada. Além das declarações desastradas do Lula, a ministra, como ex-guerrilheira, tem sido incapaz de se demarcar em relação a esse enorme absurdo que foi comparar os cubanos em greve de fome com os bandidos paulistas — disse Sirkis.

Para o vereador do PV, a declaração dada ao GLOBO de que “não queria dormir ministro e acordar na oposição” foi quase honesta. Para ser completamente honesta, disse, ele teria que dizer que “não queria dormir ministro e acordar não-ministro”.

— Sua decisão de romper com o PV e atacar Marina foi para poder dormir ministro, acordar ministro e poder sonhar que continuará acordando ministro até o final de 2014. O preço de apoiar Dilma foi se prestar a esse tipo de papel — disse Sirkis.

Sobre a declaração de Juca Ferreira, de que Marina estaria se aliando à direita, Sirkis disse que é “uma piada”:

— É muita cara de pau! A Marina está correndo sozinha, enquanto o Juca está aliado a Dilma, do PT, que está se aliando aos grandes bancos, ao agronegócio, ao PMDB de Jader Barbalho, Renan Calheiros, Sarney, os expoentes das oligarquias coronelistas mais tradicionais. Esses agora vão conseguir, do PT, o diploma de esquerda! E vêm acusar a gente de se aliar à direita? Isso é surrealista! — rebateu.

Nenhum comentário: