quarta-feira, 10 de março de 2010

Tempo perdido :: Fernando de Barros e Silva

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

SÃO PAULO - "O prazo de Serra acabou. Estamos sendo atropelados pelos fatos. Entramos em março, e Serra está com excesso de cuidado, de prurido ao não se lançar". São palavras do senador Jarbas Vasconcelos, em entrevista ao jornal "O Globo" de domingo. O pernambucano é uma das poucas lideranças do PMDB que têm o tucano como aliado. O crescimento de Dilma, ele diz, "surpreendeu a eles e a nós.

Não faz mal dizer que estamos debilitados e desarticulados".

Ontem, foi a vez do senador Tasso Jereissati de engrossar o coro falando ao mesmo jornal.

Tucano, embora nem de longe serrista como Vasconcelos, ele chamou a indefinição da candidatura de "loucura sem sentido" e convocou Serra a "cair na vida". Cobrou articulações nos Estados, visitas, presença na mídia. Mas avisou: seu nome não está à disposição para ser vice. "O vice tem tempo. A gente não tem mais tempo é de ficar sem candidato".

O tom da cobrança, que os aliados fazem agora abertamente pelos jornais, dá uma ideia do grau da insatisfação interna que veio se acumulando. Mas não é só isso. O raciocínio no núcleo do serrismo é o contrário: aliados que se prestam a pôr a boca no trombone dessa maneira pretendem ajudar ou atrapalhar? Estão mesmo aflitos ou a urgência que vocalizam é um sinal de que já ensaiam o desembarque do navio?

Diante de tanta irritação amiga exposta à luz do dia, a contrariedade de Serra, que não pode externá-la, não tem sido menor. Não se trata apenas de medir forças e comparar o arsenal lulista com o exército de Brancaleone que a oposição é capaz de recrutar. Trata-se de identificar nesse exército de recursos já escassos quem atua como quinta-coluna.

Será nesse terreno erodido que o tucano irá fincar a bandeira da sua candidatura presidencial. E cogita fazê-lo inclusive nos próximos dias, antecipando um pouco o cronograma que fixou para si mesmo de modo impassível, contra todas as pressões. Para muitos, Serra já estará em busca do tempo perdido.

Nenhum comentário: