domingo, 14 de março de 2010

Serra corre contra o tempo para entregar obras

DEU EM O GLOBO

Pré-candidato acelera cronograma de eventos, mas Linha 4 do Metrô não deve ficar pronta antes do dia 2 de abril

Tatiana Farah

SÃO PAULO. O governador José Serra (PSDB-SP) está numa corrida contra o tempo. Enquanto seu partido o pressiona para lançar a pré-candidatura à Presidência o mais rapidamente possível, sua agenda é tomada por inaugurações e lançamentos de projetos, que devem ser feitos até o prazo da desincompatibilização do cargo, em 2 de abril.

O tucano ainda esbarra em contratempos. Um deles é a Linha 4 do Metrô: a previsão era inaugurar quatro estações, mas só duas devem ficar prontas.

Para o presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa, o deputado petista Simão Pedro, a pressa causa prejuízo para o estado.

É um prejuízo social grande e também financeiro, para o qual ainda não há cálculo.

Desde o ano passado há um apressamento no cronograma de obras. Tudo deve ser feito até março, como se o governo não continuasse a existir em abril queixa-se o petista.

A Linha 4 é a mesma que foi palco de uma tragédia em 2007, com o desabamento das obras da estação de Pinheiros e a morte de sete pessoas.

Naquela ocasião, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) apontava para erro devido ao apressamento do cronograma.

O que nos deixa indignados é que os mesmos erros do governo Alckmin estão sendo cometidos agora diz Simão.

O governo nega estar correndo para inaugurar as obras, como o Trecho Sul do Rodoanel.

Nele, três vigas de um viaduto despencaram sobre carros em novembro do ano passado, sem vítimas fatais. O laudo do IPT apontou falhas na construção. O trecho tem 61 quilômetros e 132 pontes e viadutos, com custo da ordem de R$ 4,86 bilhões.

Colaborou: Flávio Freire

Nenhum comentário: