domingo, 28 de março de 2010

Serra abre nove pontos sobre Dilma

DEU EM O GLOBO

O governador de São Paulo e pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, voltou a crescer e tem 36% de intenções de voto, nove pontos à frente da pré-candidata petista Dilma Rousseff, que está com 27%, segundo pesquisa Datafolha

Pesquisa mostra Serra com 9 pontos à frente de Dilma

Segundo Datafolha, tucano tem 36% e petista, 27%

Luiza Damé

BRASÍLIA. O tucano José Serra abriu nove pontos de vantagem sobre a petista Dilma Rousseff, na disputa pela sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem, se a eleição fosse agora, Serra teria 36% dos votos, contra 27% de Dilma, no cenário com Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV). Serra subiu quatro pontos em relação à pesquisa anterior, realizada há um mês, e Dilma oscilou um ponto para baixo. A margem de erro é de dois pontos percentuais parar mais ou para menos.

A pesquisa foi realizada nos dias 25 e 26 de março, com 4.158 eleitores. Ciro teria 11%, e Marina, 8%. Votos em branco e nulos ou não sabe somariam 18%. A recuperação de Serra se deu principalmente na Região Sul, no eleitorado mais pobre e entre as mulheres.

A candidatura de Dilma, que na pesquisa de fevereiro registrara crescimento nas cinco regiões do país, neste levantamento perde para Serra nos principais critérios. O tucano lidera em todas as regiões, nas cinco faixas salariais pesquisadas, por escolaridade e por sexo. Num eventual segundo turno, o tucano venceria com 48% . A petista teria 39%.

Tanto o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), como o do PT, José Eduardo Dutra, consideraram bom o resultado do levantamento.

O líder tucano disse que a pesquisa Datafolha confirma pesquisas feitas pelo PSDB.

O tucano destacou o crescimento de Serra no Sul e no Sudeste, além do fato de Dilma ter estacionado no Nordeste. E afirmou que a candidatura de Serra nem foi lançada oficialmente, o que ocorrerá em 10 de abril. Para Guerra, a tendência é de crescimento maior da candidatura de Serra, assim que o debate eleitoral passe a ser entre ele e Dilma, sem a presença de Lula.

A notícia é boa, mas a melhor de todas é que a alegria do PT está furada. O viés de crescimento (da candidatura Dilma) não se confirmou. E nós ainda nem lançamos a candidatura do Serra. A lógica é que ele cresça mais e consolide mais sua posição comemorou Guerra.

Já Dutra ressaltou a liderança de Dilma na pesquisa espontânea quando não é apresentada a lista de candidatos aos eleitores. Segundo o Datafolha, Dilma teria 12%, seguida de Lula e Serra, com 8% cada. O candidato de Lula teria 3%. Ciro, Marina e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, foram lembrados por 1% dos entrevistados.

O petista disse que o resultado da pesquisa está dentro do previsível e que, a seis meses do pleito, o levantamento serve mais para mostrar se o rumo da candidatura está certo.

Dutra afirmou que mantém a previsão de que Dilma e Serra chegarão empatados na eleição de outubro: Nosso trabalho está no rumo certo. Temos uma candidata competitiva, mas esta será uma eleição disputada. Quem achar que a eleição será fácil para um lado ou para o outro vai dar com os burros nágua.

No cenário sem Ciro, os três principais candidatos sobem: a vantagem do tucano para a petista passaria para dez pontos percentuais. Serra teria 40%, Dilma, 30% e Marina, 10%.

Nenhum comentário: