domingo, 14 de março de 2010

Salve o Iuperj :: João Guilherme Vargas Netto *

O Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ) está em dificuldades financeiras. Ao longo dos anos esta instituição vinculada à Universidade Cândido Mendes firmou-se como um dos centros brasileiros de excelência em estudos de ciências sociais. São numerosos os intelectuais que, abrigados no Iuperj, deram contribuições significativas para a compreensão da realidade brasileira com uma visão nacional-democrática peculiar do Rio de Janeiro (contrariamente à visão liberal-uspiana ou estatal-campineira, por exemplo).

Um dos mais atualizados estudiosos do movimento sindical, Adalberto Moreira Cardoso, produziu grande parte de sua obra no Iuperj; não posso deixar de citar Wanderley Guilherme dos Santos e Luiz Werneck Vianna, amigos do movimento sindical. Se o Iuperj enfrenta dificuldades merece ser ajudado.

E a maneira que encontro de engrossar a corrente dos que querem ajudar, maneira singela mas sincera, é alardear a importância de um dos últimos trabalhos do Iuperj, realizado apesar da crise.Refiro-me ao Relatório Final elaborado pelo Centro de Estudos de Direito e Sociedade (CEDES) do Instituto sobre "A Constitucionalização da Legislação do Trabalho no Brasil: uma análise da produção normativa entre 1988 e 2008", coordenado por L. Werneck Vianna, Marcelo Bauman Burgos e Paula Salles, publicado em janeiro de 2010.

O estudo foi resultado de um convênio entre o Instituto de Advogados Brasileiros (IAB) e os Cedes e é a mais exaustiva "pesquisa empírica sobre a produção normativa na área do direito do trabalho, especialmente no sentido de se formular uma compreensão do atual estado das artes da legislação trabalhista no Brasil a partir da Constituição de 1988", tendo sido gerado um banco de dados e de informações úteis sobre o tema.

O Relatório é imprescindível para quem estuda o movimento sindical e suas relações institucionais.

* Consultor Sindical de diversas entidades de trabalhadores em São Paulo

Nenhum comentário: