segunda-feira, 8 de março de 2010

Renda 'per capita' do Brasil em 2009 deve cair pela 1ª vez em seis anos

DEU EM O GLOBO

Com estagnação ou recessão prevista para o PIB, queda estimada é de 1%

Cássia Almeida

A maior crise financeira mundial desde 1929 fez a economia brasileira ficar estagnada em 2009 e não poupou a renda per capita do brasileiro. Pela primeira vez desde 2003, o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) dividido pelo número de habitantes vai diminuir. A queda estimada pelos analistas é de 1%, já que a população, pelas estimativas do IBGE, cresceu 0,98% em 2009, chegando a 191,4 milhões de brasileiros.

Em 2008, o PIB per capita foi de R$15.240, subindo 4%. Mesmo com uma redução que não se via há seis anos, outros sinais positivos amenizaram o clima da crise no bolso dos brasileiro.

- A queda do PIB per capita será momentânea. Este ano, já haverá recuperação - afirmou o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale.

Recessão foi a mais curta dos últimos 30 anos

Na próxima quinta-feira, o IBGE divulgará o PIB de 2009. Vale prevê uma queda de 0,1%. Ele lembrou que, em geral, as crises anteriores atingiram a todos, sem distinção. Desta vez, alcançou mais intensamente alguns segmentos:

- A crise afetou mais os trabalhadores de renda mais alta. A grande classe média, mais dependente do salário mínimo, não sentiu tanto o peso.

Trabalhadores do setor de serviços, que, pelas estimativas, cresceu mais de 3% em 2009, sofreram menos. Segundo Bráulio Borges, economista-chefe da LCA consultores, pela primeira vez em 30 anos o país tomou medidas para manter a economia funcionando. Em outras crises, diante da necessidade de financiamento externo, era preciso conter o consumo dentro do país, para criar excedente na produção e exportar.

- Não ficamos imunes à crise. Mas sofremos bem menos. A queda do PIB mundial em 2009 é estimada em -1,3%.

O tombo foi forte no fim de 2008 e início de 2009, quando a economia recuou mais de 4%. Mas a recuperação veio também rápida e forte. Borges diz que em crises anteriores, o Brasil levava de oito a dez trimestres para se recuperar - dessa vez, a reação aconteceu em pouco mais de três trimestres.

Regis Bonelli, economista da Fundação Getulio Vargas (FGV) e membro do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos, diz que essa foi a recessão mais curta dos últimos 30 anos:

- Depois da estabilização, as recessões vêm sendo mais rápidas. A recessão de Collor (a provocada pelo confisco em 1990) durou 30 meses.

Ele lembra que "nossos defeitos" ajudaram o Brasil. Como a economia é muito fechada, a contaminação da crise ficou mais restrita à indústria, por meio da exportação:

- E nosso processo inflacionário fez o Banco Central montar um arsenal de medidas de controle do sistema bancário, que continuou sólido.

Assim, com a recuperação rápida, os problemas estruturais do Brasil voltam à cena. A inflação que ameaçava antes de setembro de 2008, voltou a preocupar. E o desemprego baixo traz de volta a dificuldade de achar mão de obra qualificada.

- Aumentamos o consumo e derrubamos o investimento. Não temos PIB para sustentar o aumento no déficit com o resto do mundo, no gasto público, no consumo e no investimento. Alta de 6% é pouco para tudo isso - resumiu o economista-chefe da Convenção Corretora, Fernando Montero.

Nenhum comentário: