sábado, 13 de março de 2010

Para Lula, "povo não vivenciou a crise"

DEU EM O GLOBO

O presidente Lula rebateu ontem as críticas ao desempenho da economia em 2009, quando o país registrou queda de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB), a primeira desde 1992. Ao lado de Dilma, ele disse que "o povo não vivenciou a crise", devido ao consumo. Entre novembro de 2008 e janeiro de 2009, foram perdidos 797 mil empregos.


Lula culpa empresários por recessão e diz que "povo não vivenciou a crise"

A CONTA DA CRISE: "Somente quem não parou foi o governo", afirma ele

Segundo presidente, indústria "deu um cavalo de pau no investimento"

Ana Paula de Carvalho*

CURITIBA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu ontem as críticas ao desempenho da economia em 2009, quando o país viveu uma recessão e Produto Interno Bruto (PIB, conjunto dos bens e serviços produzidos pelo país) caiu 0,2%, no pior desempenho desde 1992. Lula, que estava acompanhado pela ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, culpou as próprias empresas pela estagnação dos negócios. E disse que, no Brasil, "o povo não vivenciou a crise".

- Ontem (na quinta-feira) saiu o resultado do PIB de 2009. Eu vi a cara de algumas pessoas na televisão falando do PIB. Alguns tinham até a ponta de um sorriso: "finalmente nós pegamos o Lula porque o PIB dele não cresceu". Hoje, fazem comparação até com o marechal Deodoro da Fonseca - criticou o presidente, durante cerimônia de conclusão da primeira etapa das obras de ampliação da Refinaria Getúlio Vargas (Repar) e inauguração da sua unidade de propeno, em Araucária (PR).

Lula promete 2010 "com emprego garantido para todos"

Em seguida, Lula atacou o comportamento dos empresários que, afirmou, "deram cavalo de pau" nos investimentos.

- O que aconteceu no Brasil foi que alguns setores empresariais ficaram com medo e deram um cavalo de pau no seu investimento - afirmou Lula, citando o setor automotivo: - Fizeram uma brecada muito grande por orientação da matriz e logo a partir de março batemos recorde de venda de placa de carros novos. Este ano, batemos outra vez.

Ele alegou que, ao contrário da iniciativa privada, o governo manteve os investimentos e, com isso, amenizou o impacto da crise financeira internacional:

- Somente quem não parou foi o governo, que aumentou os investimentos da Petrobras e garantiu mais crédito e financiamento. Se tem um país em que o povo não vivenciou a crise, foi esse aqui - disse.

O presidente também aposta na recuperação este ano.

- Foi um ano ruim, mas esse mês de janeiro geramos 181 mil empregos. O ano de 2010 vai ser um ano extraordinário com emprego garantido para todos - disse ele.

No auge da crise, entre novembro de 2008 e janeiro de 2009, a economia brasileira fechou quase 800 mil vagas com carteira assinada. O mercado de trabalho levou oito meses para se recuperar: somente em setembro foram recompostas todas as vagas perdidas.

(*) Especial para O GLOBO

Nenhum comentário: