segunda-feira, 22 de março de 2010

Os nanicos:: Fernando Rodrigues

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

BRASÍLIA - Uma dúvida importante tem passado ao largo das análises da atual disputa presidencial: quantos serão os candidatos de partidos pequenos?O número de postulantes ao Planalto tem relação direta com a possibilidade de haver segundo turno.

O desempenho dos nanicos é ainda uma incógnita. Juntos, no papel, representam um fator real a ser considerado nas previsões sobre a eleição de outubro.

Esta será a primeira disputa presidencial pós-ditadura militar sem um eixo organizador chamado Luiz Inácio Lula da Silva. Em certa medida, será um cenário parecido com 1989, com muitos candidatos e só algumas certezas esparsas.

Há um lumpensinato equivalente a cerca de 5% a 10% do eleitorado que pode se sentir à vontade para protestar ao seu modo. Por exemplo, apoiando alguns candidatos com ideias esdrúxulas. Não ganham a eleição, mas levam a decisão para o segundo turno.

Neste ano, depois de dois pleitos seguidos (2002 e 2006), não haverá verticalização. Era a regra que engessava os partidos na hora de fazer alianças, obrigando-os a repetir ou a respeitar uma mesma coalizão em todos os Estados e na disputa presidencial. Sem essa amarra, pelo menosoito microssiglas já anunciaram candidatos próprios ao Planalto: PCO,PHS, PRTB, PSDC, PSL, PSOL, PSTU e PT do B. O PCB também estuda entrar na corrida.

Em 1989, a mais desarranjada eleição recente, os nanicos tiveram 5,5% dos votos válidos. Foi um recorde. A verticalização esterilizou um pouco essa onda. Em 2006, só quatro candidatos de partidos pequenos disputaram -somando 2,9%. É lícito agora imaginar esse percentual sendo dobrado.

Tudo somado, os candidatos exóticos propondo aerotrens e a busca da felicidade -há também um Obama brasileiro- podem acabar tendo um protagonismo inesperado. É mais um aspecto curioso da jovem democracia brasileira.

Nenhum comentário: