quarta-feira, 10 de março de 2010

Operação acalma PSDB

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Após se reunir com Serra, Sérgio Guerra tenta tranquilizar aliados. O governador, porém, não deixará o cargo antes do dia 30

BRASÍLIA - O governador de São Paulo, José Serra, avisou ao presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), na noite de segunda-feira, que não deixará mesmo o cargo antes do dia 30, mas autorizou a cúpula tucana a dar início à organização de sua campanha, que terá no seu comando, além de Guerra, os senadores tucanos Álvaro Dias (PR) e Cícero Lucena (PB). Numa reunião que se estendeu pela madrugada de ontem com o presidente do partido, o governador justificou que aproveitará as próximas três semanas para participar de uma série de inaugurações de seu governo. Após o encontro, a missão de Sérgio Guerra foi outra: tranquilizar os correligionários.

O governador Serra disse que vai cumprir seu mandato até o último dia (prazo da desincompatibilização). Se vai ser dia 1º ou dia 2 (de abril), eu não sei. Mas antes do dia 30 (de março), ele não sai, confirmou Guerra, para desespero dos aliados do governador paulista, que, ontem, no Congresso, já não disfarçavam mais a preocupação e até mesmo a irritação com o comportamento do tucano paulista.

O senador Sérgio Guerra voltou de São Paulo para Brasília com a missão de acalmar tucanos e aliados da oposição. Passou a manhã de ontem em contatos telefônicos com governadores, prefeitos, candidatos e líderes do PSDB nos Estados para reafirmar a candidatura de Serra, e divulgar as iniciativas que começam a ser tomadas para estruturar sua campanha. Fez o mesmo com alguns candidatos e líderes do DEM.

Ainda ontem, Guerra reuniu a bancada tucana no Senado para discutir com técnicos o programa de campanha da oposição na internet. O PSDB vai organizar uma agenda de pré-campanha para Serra, para o período entre abril e final de junho, em que ele ficará sem cargo e sem a candidatura oficializada por convenção partidária.

Para o presidente do PSDB, a discussão sobre candidatura de Serra está superada, e o foco agora são as estratégias de campanha que começam a ser amarradas. Essa questão de Serra ser ou não candidato não é mais relevante. O foco agora é organizar nossa campanha. Serra tem uma agenda de inaugurações de grandes obras de seu governo e não teria sentido não comparecer, já que é o seu governo. Hoje (ontem) tivemos uma reunião sobre o programa de internet que já está aprovado e em andamento. Até o final do mês teremos um evento, mas o lançamento de Serra ainda não tem data, estamos programando, afirmou Guerra.

O governador há muito tempo comunica a todos nós que não vai cuidar da campanha dele antes de se afastar do governo. Algumas pessoas concordam com isso, outras não, mas o fato é que estamos há 15 dias nesse desenlace. A opinião do governador vai prevalecer e todos nós acatamos.

Mesmo sem anunciar oficialmente sua candidatura à Presidência, Serra teve ontem mais um dia de candidato. O governador foi a Santos, no litoral paulista, anunciar o projeto de construção de uma ponte que ainda está só no papel. A obra ligando Santos ao Guarujá não foi licitada e levará dois anos e meio para ser concluída após a assinatura do contrato. Apesar de se mostrar cada vez mais candidato, Serra não quis falar sobre política.

Nenhum comentário: