domingo, 7 de março de 2010

No PSDB, campanha ainda está sendo estruturada

DEU EM O GLOBO

Sérgio Guerra, Jutahy, Matarazzo, Graeff, Aloysio Nunes e Gonzalez são alguns dos nomes já certos do lado tucano

SÃO PAULO. No Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, a ordem é manter silêncio sobre as estratégias e a equipe que comandará a campanha do governador José Serra (PSDB) à Presidência.

Mas líderes do PSDB, até numa tentativa de pressionar Serra a anunciar logo sua candidatura, já confirmam nomes que deverão estar à frente da campanha. Tucanos do comando do partido admitem, porém, que o PSDB ainda está muito longe de montar estrutura tão grande como a já preparada pelo PT para a candidatura da ministra Dilma Rousseff.

Presidente nacional do PSDB, o senador Sérgio Guerra (PE) é um dos que estarão na articulação, ao lado do deputado Jutahy Magalhães (BA) e de Andrea Matarazzo, este hoje um dos mais próximos do governador.

Também muito influentes junto a Serra, o secretário Aloysio Nunes Ferreira e o vice Alberto Goldmann terão papel importante, mas ainda não definido.

Presidente do PSDB municipal e secretário de Relações Institucionais do estado, José Henrique Reis Lobo será o coordenador da campanha de Serra. Já foi coordenador de três campanhas tucanas de sucesso: a de Alckmin ao governo do estado em 2002 e as de Serra em 2004 (para prefeito de São Paulo) e em 2006 (para governador). Em 2008, interveio na guerra entre a ala do PSDB que estava com Alckmin e a que apoiava a candidatura do prefeito Gilberto Kassab (DEM) à reeleição.

— A saída do secretário José Henrique Reis Lobo do governo foi o maior sinal de que o PSDB e o governador José Serra estão pavimentando a campanha — diz o deputado Vaz de Lima (PSDB-SP), líder do governo na Assembleia Legislativa.


Para o programa de governo, o cientista político Eduardo Graeff, secretário-geral da Presidência no governo Fernando Henrique, será um dos coordenadores. Graeff coordena o escritório do governo paulista em Brasília.

Os economistas Geraldo Biazotto e José Roberto Affonso são os nomes cotados para elaborar o programa de governo para a área econômica. Para aprofundar propostas para a saúde, o secretário do prefeito Gilberto Kassab, Januário Montone, que foi secretário de Serra no Ministério da Saúde, e seu atual secretário na área, Luis Roberto Barradas Barata, são os principais nomes.

A interlocução com os empresários, apostam os tucanos em São Paulo, deverá ser feita por Clóvis Carvalho, exministro de Fernando Henrique e secretário de Kassab.

No comando da propaganda para a TV deverá ficar o publicitário Luiz Gonzalez, da agência Lua Branca, embora este sofra resistência de parte do PSDB.

Nenhum comentário: