domingo, 21 de março de 2010

No Amazonas, 80% atrasadas.

DEU EM O GLOBO

Só oito de 24 terminais hidroviários inaugurados

Paula Litaiff

Levantamento junto ao Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (Siafi) mostrou que 80% das obras do PAC no Amazonas estão atrasadas. Dos 24 terminais hidroviários previstos para serem entregues este ano, só oito foram inaugurados, entre o ano passado e este ano, apesar de as obras terem começado em 2007. Em 12 portos as obras ainda nem começaram.

Dos 400 quilômetros de pavimentação projetados para a BR-319 (Manaus-Porto Velho) para 2009, somente 208quilômetros de estrada foram entregues, semana passada. O orçamento para o serviço de pavimentação da BR319, construída entre 1972 e 1973 e intransitável desde 1988, é de R$ 697 milhões.

Outros dois projetos do PAC no Amazonas estão com menos de 30% das dois projetos: a ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Eduardo Gomes e o Programa Luz Para Todos. O Luz Para Todos do PAC visava a levar energia elétrica a pelo menos 50% dos moradores de 61 municípios do interior do Amazonas, que somam quase dois milhões de habitantes. Semana passada, o ministro Alfredo Nascimento informou que o atraso do porto não é culpa dele e sim do governo do estado, que ficou de executar os serviços: O ministério repassa o dinheiro, mas cabe ao governo do estado realizar as obras.

O governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), reconheceu o atraso e pôs a culpa nas empresas responsáveis pelos serviços.

Nenhum comentário: