terça-feira, 16 de março de 2010

Minha candidatura não é para dividir

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Manoel Medeiros Neto

Nem Marco Maciel (DEM), nem Sérgio Guerra (PSDB), muito menos Jarbas Vasconcelos (PMDB). O médico e ex-secretário estadual de Saúde Guilherme Robalinho (PPS) largou na frente ontem e se colocou como o primeiro pré-candidato majoritário oficial do campo oposicionista no Estado. Mirando uma das duas vagas ao Senado disponíveis no pleito de outubro, a pré-candidatura de Robalinho foi oficializada em evento prestigiado por militantes de três partidos. Além do PPS, sigla na qual está filiado desde 2005, compuseram o cerimonial da solenidade filiados ao PMN e ao PSL.

Apesar de nunca ter sido testado nas urnas, o discurso de Robalinho demonstrou disposição para o teste. Ele rememorou as gestões de Jarbas à frente da Prefeitura do Recife (entre meados dos anos 80 e a primeira metade da década de 90) e do governo do Estado (1999-2006), citou a aproximação com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e não se esquivou quando questionado sobre a conjuntura política da oposição em Pernambuco. Sou amigo pessoal de Jarbas e ele sabe que eu entrei nisso jamais para dividir e sim para ajudar. Eu converso com Jarbas frequentemente. Tenho ligação com ele desde a época em que ele servia ao Exército. É uma amizade com laços familiares.

Questionado se o senador influiu na sua decisão de aceitar o desafio eleitoral, Robalinho complementou: Quem conhece Jarbas sabe que ele não é de opinar sobre essas coisas. Eu fui secretário de Saúde da gestão e ele nunca me tocou um telefone num final de semana, sabe delegar funções. Tenho apreço por Marco Maciel e Sérgio Guerra, mas isso não nos impede de lançarmos nossa opção, afirmou.

Para o presidente estadual do PPS, deputado federal Raul Jungmann, o lançamento da pré-candidatura de Robalinho significa oferecer ao eleitorado pernambucano um nome que milita na esquerda e que não está associado com nenhum caso de corrupção. Nós temos identidade e vamos deixar para o eleitor fazer a escolha. Além dele, temos no lado da oposição dois senadores com excelentes currículos de trabalho.

No debate eleitoral, Robalinho pretende reforçar a tese de que o Estado precisa ser o indutor do desenvolvimento, além de trazer à tona as realizações da gestão do amigo e aliado político peemedebista. Nesse âmbito, o debate sobre o ano da saúde proposto pelo governador Eduardo Campos (PSB) vem à tona. Tem gente que acha que tudo começou com eles (gestores atuais). Robalinho coordenou no Estado a campanha de Serra à Presidência, em 2002.

Perfil

Nome: Guilherme Robalinho

Idade: 70 anos

Filiação partidária: Antes ligado ao PCB e ao MDB, filiou-se no PPS em 2005.

Histórico: Presidente da União dos Estudantes de Pernambuco antes da ditadura, ajudou a fundar o Movimento de Cultura Popular na gestão de Arraes na PCR (1959-62). Nunca foi candidato, mas sempre esteve ao lado de Jarbas nas campanhas. Nas gestões do ex-governador, atuou como secretário de Saúde.

Nenhum comentário: