terça-feira, 23 de março de 2010

Lula e Dilma inauguram obra pronta há meses

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Da enviada a Palmas (TO)

O presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) inauguram hoje, em Guaraí (170 km de Palmas), trecho de 133 km da ferrovia Norte-Sul pronto desde novembro.

A assessoria da Valec, empresa pública responsável pela obra e ligada ao Ministério dos Transportes, informou que o evento não ocorreu há mais tempo por problemas de agenda. A obra foi feita pela estatal e é operada pela Vale.

O trecho, que liga Tocantins ao Maranhão, serve para escoamento da produção de soja, transporte que vem sendo realizado desde o fim do ano.

Desde 2004, quando as obras foram retomadas, apenas 4 dos 17 trechos ficaram prontos. Segundo a Valec, os outros 13 deverão ser entregues até outubro.

Auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) apontou sobrepreço na obra. Desde outubro de 2008 há retenção cautelar de 10% do faturamento das empresas contratadas.

Nos contratos inspecionados foram encontrados valores até 28,15% acima dos de mercado.

A prefeitura da cidade decretou ponto facultativo e contratou seis ônibus para levar o público até o evento, a cerca de 25 km da cidade. (Simone Iglesias)

Nenhum comentário: