terça-feira, 16 de março de 2010

A estreia de Gabeira com Cesar

DEU EM O GLOBO

Pré-candidato ao governo do Rio, Fernando Gabeira (PV) estreou num evento do DEM ao lado do ex-prefeito Cesar Maia e com críticas ao governador Sérgio Cabral e a seu choro por causa dos royalties. Gabeira elogiou o ex-adversário Cesar, agora seu aliado.

Gabeira elogia Cesar e ataca Cabral

Candidato do PV a governador vira estrela em encontro do DEM

Cássio Bruno e Juliana Castro

O pré-candidato ao governo do Rio pelo PV, deputado Fernando Gabeira, foi a estrela principal ontem do encontro do diretório regional do DEM, na Barra da Tijuca, onde estreou em eventos deste porte ao lado do ex-prefeito Cesar Maia (DEM), agora seu aliado oficial. Gabeira atacou seu adversário do PMDB, o governador Sérgio Cabral, que disputará a reeleição, e rasgou elogios a Cesar Maia, indicado pelo partido para disputar uma vaga ao Senado pela coligação PV/PSDB/DEM/PPS. Os verdes, porém, lançarão a vereadora Aspásia Camargo para o cargo.

No twitter, Cesar Maia reproduziu o discurso de Gabeira: Se (o governador) fosse presidente do Chile ou do Haiti, enroscaria em posição fetal e gritaria mamãe contou ele sobre o discurso de Gabeira, referindo-se ao fato de Cabral, na semana passada, ter chorado ao lamentar a aprovação da emenda Ibsen Pinheiro, que faz uma nova divisão dos royalties do petróleo e pode levar o Rio a uma perda anual de R$ 7 bilhões em arrecadação.

Mais tarde, o deputado minimizou: Disse apenas que, se o Cabral fosse presidente do Haiti ou do Chile, ele estaria numa situação crítica.

Cabral preferiu não comentar.

Gabeira também ironizou as viagens do governador para o exterior: Ele fica mais tempo em Paris do que em municípios do estado. Como fui muito ao exterior, não fico deslumbrado.

No encontro com o DEM, Gabeira enalteceu Cesar Maia: Cesar Maia é o melhor candidato para o Senado. É o que tem a maior experiência administrativa.

É o que tem a maior experiência política. É o que tem a maior experiência eleitoral entre todos os candidatos.

Os verdes resistem ao exprefeito e, por isso, não farão parte da aliança para o Senado.

Na divisão acertada, Gabeira encabeçará a chapa com o ex-deputado Márcio Fortes (PSDB), indicado para vice. Com isso, PPS e DEM vão escolher os candidatos para o Senado.

O presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, evitou mais polêmica: A aliança está montada. O problema já está totalmente superado.

O presidente regional do PV, Alfredo Sirkis, não participou do encontro, mas reafirmou não abrir mão de Aspásia.

A posição do PV é de não fazer coligação para o Senado disse Sirkis.

Pelo menos 400 pessoas estiveram na reunião, entre prefeitos, vereadores, deputados e pré-candidatos às eleições. Participaram ainda os deputados Índio da Costa e Solange Amaral, do DEM, e os tucanos Marcelo Itagiba, Luiz Paulo Corrêa da Rocha e Ronaldo Cezar Coelho.

Nenhum comentário: