terça-feira, 9 de março de 2010

Companhia indigesta

DEU EM O GLOBO

Lula, Dilma e Cabral dividem palanque com Claudinho da Academia

Na cerimônia de lançamento do PAC da Rocinha, um dos convidados que estiveram no palanque, junto às autoridades, foi o vereador Luiz Cláudio de Oliveira, o Claudinho da Academia (PSDC), denunciado pelo Ministério Público por seus métodos de campanha na favela.

A presença de Claudinho foi notada não apenas no palanque, mas também em dezenas de camisetas distribuídas por seus correligionários durante o evento.

A camiseta — que na frente estampava os dizeres “Rocinha, Lula e Cabral contra a desigualdade social ” e, atrás, a logomarca e o site do vereador — foi distribuída a quase todos os moradores presentes ao complexo esportivo.

Além disso, um grupo de colaboradores, vestidos com a camiseta com o nome do vereador, também chefiou uma claque entusiasmada para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República.

O governador Sérgio Cabral agradeceu a “presença dos líderes”, entre eles Claudinho.

Claudinho da Academia foi denunciado pelo Ministério Público em janeiro por “uso de violência e ameaça para coagir eleitores” na Rocinha, onde obteve 73% dos 11.513 votos que lhe garantiram uma vaga na Câmara Municipal.

Na denúncia, enviada ao juiz da 211° Zona Eleitoral, a promotora Isabella Pena Lucas descreveu uma reunião na quadra de futebol no alto do morro, na qual o chefe do tráfico local, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, teria determinado aos cerca de cem participantes que votassem em Claudinho e divulgassem a candidatura dele.

Realizada em julho, três meses antes das eleições de 2008, a reunião foi presenciada por dois cabos do Corpo de Bombeiros, que contaram o que viram à Polícia Federal. Segundo eles, o traficante Nem chegou à quadra no meio do encontro, sentou-se à mesa ao lado de Claudinho da Academia e, em tom ameaçador, disse que na Rocinha só havia um candidato. Ouvidos novamente pela promotora, os cabos do Corpo de Bombeiros confirmaram a versão do depoimento à Polícia Federal.

Nenhum comentário: