quinta-feira, 25 de março de 2010

Chávez decreta feriado para economizar luz

DEU EM O GLOBO

Presidente amplia o recesso de Páscoa a uma semana inteira para amenizar a crise energética que assola o país

Mariana Timóteo da Costa
Correspondente

CARACAS. Milhares de venezuelanos correram ontem aos supermercados de Caracas para abastecer suas casas para o feriado da Semana Santa, que ontem foi ampliado pelo presidente Hugo Chávez, com o objetivo de o país economizar energia.

Comércio, bancos, escolas e repartições públicas não vão funcionar a partir da próxima segunda-feira, dia 29, até depois da Páscoa, na segunda-feira, dia 5 de abril. A medida foi considerada ineficaz e populista por Noel Álvarez, presidente da Fedecámaras, a maior organização empresarial venezuelana.

A Semana Santa está chegando, e decretamos feriado segunda, terça e quarta. Será feriado a semana toda. O objetivo fundamental não é a moleza, mas sim economizar energia disse Chávez, durante um encontro com atletas no Palácio Miraflores.

Dificuldades para pagar o imposto de renda A Venezuela enfrenta problemas sérios de falta de energia devido à ausência de chuvas que não abastecem a hidrelétrica de Guri, e o governo está obrigando os chamados alto consumidores de Caracas a cortar em 20% seu consumo mensal.

Os que não o fazem já estão tendo a luz cortada, a exemplo do que ocorre desde janeiro nas outras cidades do país. A seca também provoca, desde segundafeira, uma série de incêndios no Monte Ávila, ao redor da capital desde então, a cidade se encontra sob uma intensa nuvem de fumaça e cheiro forte.

Noel Álvarez disse que, apesar de desconhecer os detalhes deste novo decreto presidencial, o setor empresarial vê com grande preocupação a queda da produtividade, depois de tantos dias sem trabalho. Ele lembrou que o país vem registrando queda de consumo e no PIB.

Uma vez mais o governo toma medidas sem nos consultar, desconsiderando o setor privado. Não leva em conta que há atividades produtivas de jornadas contínuas, que são muito difíceis de suspender. Sem falar nos custos para empresas e população afirmou.

Além disso, alertou que, com mais pessoas em suas casas, o consumo de energia pode aumentar em vez de dimiuir. Os três primeiros dias da próxima semana ainda são os últimos para que empresas e população em geral entreguem sua declaração de Imposto de Renda ISLR), período em que as firmas se encontram em pleno fechamento do trimestre.

Como vamos fazer para pagar o imposto de renda? Temos até sexta-feira somente.

As filas nos bancos serão imensas reclamava Alicia Almarza, no portal do jornal El Universal.

Nenhum comentário: