domingo, 7 de março de 2010

Brasília-DF :: Luiz Carlos Azedo

DEU NO CORREIO BRAZILIENSE

Com Norma Moura

Sem regresso


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), cobrou da cúpula do DEM o documento interno no qual uma ala legenda faz uma avaliação pessimista de suas possibilidades eleitorais e defende a candidatura de Aécio Neves. Rodrigo Maia, presidente da legenda, reiterou o apoio do partido ao governador paulista, embora tenha sinalizado para Aécio que a troca de guarda não seria um problema. Serra não jogará a toalha. A não ser que ocorra um dilúvio em São Paulo, será candidato a presidente da República, mesmo sem Aécio na vice.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o grande ausente nas comemorações dos 100 anos de Tancredo Neves, defende o nome do senador Tasso Jereissatti para vice. O ex-governador do Ceará, grande colégio eleitoral do Nordeste, daria outro sotaque à chapa tucana e evitaria uma catástrofe eleitoral na região. O problema é que o DEM quer a vice e oferece os nomes do senador José Agripino (RN) e de Kátia Abreu (CE).

A relação com o DEM, depois do agastamento com Aécio, é o maior problema de Serra. A legenda está desmotivada com a candidatura e enfraquecida por causa da crise que levou o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, à prisão e o vice, Paulo Octávio, à renúncia. Ambos deixaram a legenda. O prefeito Gilberto Kassab, em São Paulo, amarga o desgaste provocado pelas enchentes. Em alguns estados, democratas e tucanos não se entendem. É o caso de Goiás, onde o senador Demostenes Torres (DEM) e o deputado Ronaldo Caiado (DEM) articulam uma chapa contra o senador Marconi Perilo (PSDB), que tenta voltar ao governo do estado e é o favorito na disputa.

Maquiavel

A licença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para se engajar na candidatura de Dilma Rousseff, desmentida pelo próprio e por seus principais assessores, de fato foi discutida na reunião que traçou a estratégia de campanha da petista, da qual também participaram o ex-prefeito Fernando Pimentel e o marqueteiro João Santana. Lula desconversa, mas o vazamento amarrou de vez a aliança com o presidente da Câmara, Michel Temer, do PMDB-SP, que pleiteia a vice de Dilma, e o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB-AP, que assumiria a Presidência da República em plena campanha eleitoral.

Dobradinha

O governador da Paraíba, José Maranhão, do PMDB, escolheu o vice para concorrer à reeleição. Será o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PSB). O peemedebista assumiu o cargo com a cassação do tucano Cássio Cunha Lima por abuso do poder econômico.

Trapézio/ A política do Brasil para o Oriente Médio está cada vez mais agressiva. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu passar uma noite na cidade de Belém, na Cisjordânia, em vez de pernoitar em Jerusalém, para conhecer os territórios ocupados por Israel, durante sua visita ao Oriente Médio, prevista para ter inicio no dia 14 deste mês. É a primeira vez que Lula visita Israel e a Palestina nos oito anos de mandato.

Balão/ Na tentativa de pressionar o PT por uma rápida solução da briga interna entre Geraldo Magela e Agnelo Queiroz, o PCdoB, tradicional aliado dos petistas no DF, começou a testar a receptividade ao nome do advogado Messias de Souza para candidato a governador. Messias é candidato a deputado federal, em dobradinha com o jornalista Carlos Apolinário Rebelo e o cantor Marcelo Sena, líder do grupo Coisa Nossa.

Veto/ Com a provável derrota na votação do projeto de partilha dos royalties do pré-sal, como já admite até o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), o governo se prepara para reverter no Senado o estrago da emenda Ibsen Pinheiro. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que anda muito bem com o presidente Lula, deve ser o relator do projeto na Casa.

Desabou/ O governador licenciado do DF, José Roberto Arruda, já esperava a manutenção de sua prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas não a decisão da Câmara de aprovar seu processo de impeachment.

Purgatório

O deputado federal Augusto Carvalho, do PPS-DF, saiu do inferno astral para o purgatório das urnas. O ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, relator do escândalo do GDF, informou ao STF, por ofício, que o parlamentar não foi indiciado no inquérito nº 650/DF pelo Ministério Público Federal, nem mencionado nas decisões do relator ou mesmo objeto delas. “Não foi alcançado pelas medidas de busca e apreensão deferidas, bem como não foi alvo de quebra de sigilo bancário e fiscal e não sofreu quaisquer outras medidas constritivas determinadas por este Tribunal.”

Cadastro

Relatora da CPI da Criança e do Adolescente Desaparecidos, a deputada Andréa Zito (PSDB-RJ) desancou o novo Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em conjunto com o Ministério da Justiça, segundo ela, é uma maquiagem sobre um cadastro que já existia há mais de 10 anos, e que registrou, em 2009, apenas 117 crianças e adolescentes desaparecidos no país inteiro.

Sumiço

Segundo a CPI da Criança e do Adolecente, as organizações sociais que lidam com desaparecidos falam no desaparecimento anual de 40 mil crianças e adolescentes.

Gemadas

Está na mesa do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a lista de indicação dos novos quatro estrelas do Exército: os generais de divisão combatentes Lúcio Mário de Barros Góes, Túlio Cherem, Adriano Pereira Junior e João Carlos Vilela Morgero. Aguardam uma canetada do presidente Lula para a promoção a general de Exército.

Nenhum comentário: